Upinhas 24 horas começam a sair do papel
O processo de construção das primeiras quatro Upinhas 24 horas começa a sair do papel. O decreto de desapropriação dos terrenos – localizados no Morro da Conceição, Córrego do Jenipapo, Fundão e Bomba do Hemetério, todos na zona norte do Recife – foi assinado na manhã desta terça-feira (29), com a presença do prefeito Geraldo Julio e o secretário de Saúde, Jailson Correia. Eles visitaram o terreno onde será erguida a primeira delas, no Morro da Conceição. A construção de cada Upinha custará cerca de R$ 1,8 milhão. As unidades serão entregues à população até o fim do ano.
De acordo com a Prefeitura do Recife, as Upinhas terão funcionamento 24 horas e vão oferecer atendimento de ambulatório e emergência para casos menos graves. Cada Upinha terá três consultórios médicos, três consultórios odontológicos, três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e salas de observação, nebulização e sutura. Ainda deve haver espaço para coleta de exames e aplicação de medicamentos. Pacientes com maiores complicações serão encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado existentes atualmente. O custeio mensal estimado é de R$ 25 mil.
Segundo o secretário, será feito um estudo para levantar a necessidade de contratação de pessoal para trabalhar nas novas unidades. A meta seria criar mais 60 equipes do Programa de Saúde da Família nos próximos anos. Além disso, o planejamento é que sejam 20 unidades construídas em quatro anos.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário