USP corta luz e internet para pressionar estudantes a deixar reitoria

Reitoria da USP ocupada (Foto: Letícia Macedo/ G1)Para pressionar os estudantes a deixar a reitoria da Universidade de São Paulo (USP), ocupada na terça-feira (1), a direção da insituição cortou energia elétrica e o acesso à internet do prédio no final da tarde desta sexta-feira (4).

Os estudantes ocuparam a reitoria pra protestar por eleições diretas para reitor. Na última quarta, a USP entrou com pedido de reintegração de posse e a Justiça decidiu por uma audiência de conciliação marcada para terça-feira (8).

Nesta sexta, os estudantes que ocuparam a reitoria afirmaram que esperam que a reunião de conciliação marque o início do diálogo com a reitoria e evite que o campus no Butantã “volte a se tornar uma praça de guerra”.

Em 2011, cerca de 300 policiais militares, incluindo integrantes do Batalhão de Choque, cumpriram reintegração de posse no prédio da reitoria, ocupado por estudantes, e 3 pessoas foram presas. Na ocasião, os alunos se opunham à presença dos policiais militares no campus.

“Nós não queremos que a universidade se torne uma praça de guerra como já aconteceu na gestão do João Grandino Rodas, que colocou a Tropa de Choque dentro da universidade. Nós não queremos que isso se repita. Esse é um protesto pacífico e organizado, que tem como objetivo defender a universidade pública”, afirmou a estudante Arielli Tavares, que participa da diretoria do Diretório Central Estudantil (DCE), durante entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira. “Nós não acreditamos que uma universidade pública seja de excelência se ela não tem democracia na sua gestão”, observou.

De acordo com Pedro Serrano, também integrante da diretoria do DCE,a universidade tem um sistema de escolha de reitor atrasado. “A grande maioria das universidades públicas do Brasil tem um sistema de eleições diretas para reitor”, declarou. As adoção de cotas raciais está entre os assuntos que os alunos pretendem discutir com a reitoria e com o governo do estado.

“Em 2011, o governador Geraldo Alckmin, contra uma mobilização estudandil, declarou que os estudantes precisavam de uma aula de democracia. O que nós estamos demontrando hoje, em 2013, é que quem precisa de uma aula de democracia é o Geraldo Alckmin”, disse Pedro Serrano.

O movimento se fortaleceu últimos dias, na opinião dos organizadores. Uma assembleia realizada na noite de quinta-feira (3) contou com mais de 2 mil participantes, segundo o estudante. “A assembleia mostrou o fortalecimento e a franca ascensão da nossa mobilização dentro da universidade. Em dois dias, mais da metade da universidade está paralisada e a grande maioria dos estudantes apoia o nosso movimento”, afirmou.

Segundo o movimento, no dia 2 de outubro, 32 cursos aderiram à paralisação ou indicaram apoio ao movimento, como ciências sociais , letras,  geografia, história, filosofia, escola de comunicações e artes, pedagogia, química, escola de educação física, relações internacionais. Outros cursos indicaram intenção de aderir: farmácia, enfermagem, instituto de matemática e estatística, nutrição e faculdade de arquitetura e urbanismo.

Fonte G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.