Usuários do grande Recife sofrem com má qualidade da banda larga

banda-largaComo informamos há pouco, a GVT vai chegar este mês a Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A notícia é boa, já que o interesse da empresa pelo interior do Estado indica que os moradores da região terão mais uma opção para o acesso à internet. No entanto, muita gente que vive em cidades bem mais próximas do Recife se queixa da má qualidade da conexão das poucas operadoras disponíveis.

É o caso de Camaragibe, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho, todas no Grande Recife. Foi o que evidenciaram os comentários de leitores em matéria publicada aqui no MundoBit sobre o acesso à banda larga no Grande Recife. O leitor João Damasio, por exemplo, afirmou no último mês de setembro que mora no Cabo há quatro anos e sempre sofreu com a lentidão da internet. “Parece que se esqueceram do Cabo. Não é fácil, tem que ter muita paciência”, disse.

 está presente em Pernambuco com atendimento a clientes residenciais desde 2009. Atualmente, a empresa está em cinco municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e partes de Camaragibe. A SIM, antiga Cabo Mais, só está presente em Olinda, Paulista e Recife.

, por sua vez, atua no Recife, em Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. “A empresa tem interesse em expandir sua área de atuação, porém não há previsão de datas no momento”, afirma o Diretor Regional Nordeste da , Albino Serra. Ainda de acordo com ele, a decisão de construir rede em uma nova cidade depende de análises e estudos de mercado, pois demanda um alto valor de investimento.

A única operadora presente em todos os municípios de Pernambuco é a Oi , que possui 150 mil clientes de banda larga no Estado. A empresa atua em grande parte nos moldes do Plano Nacional de Banda Larga (), oferecendo velocidade de 1Mbps ao custo de R$ 35 por mês. O  é o plano do governo federal que tem como objetivo popularizar a internet no Brasil, atingindo áreas mais remotas do país.

No entanto, a qualidade frequentemente deixam a desejar, e muitos clientes reclamam da baixa velocidade do serviço. “A única operadora que chega em Igarassu é a Velox, que oferece um péssimo serviço. Era ela que eu tinha até o começo do ano, mas minha conexão tinha a velocidade de uma conexão discada. Mesmo existindo pacotes mais rápidos, eles sempre diziam que pra o meu número de telefone não estava disponível uma velocidade maior”, diz a editora de vídeo Suchi Barbosa, 28 anos.

E o acesso nem sempre é fácil, como observa a jornalista Eloíse Veiga, 24, também moradora de Igarassu: “Quando ligamos para a Oi, eles pedem pra instalar primeiro a linha de telefone e depois eles vão ver se cobre ou não. Na dúvida, todos procuram outras empresas. A maior parte da população acaba usando de empresas locais, muitas vezes via rádio”, afirma.

Renato Pontual, diretor comercial da Regional Nordeste da GVT, observa que quanto mais próxima a cidade está de outra onde já existe a rede, menor o investimento, devido ao caminho percorrido pela fibra ótica da rede de transmissão de longa distância (backbone). “Por isso, a ideia é ir interiorizando a cobertura gradualmente”, explica.

Ainda assim, a realidade mostra que municípios bem próximos ao Recife continuam fora dos planos imediatos das empresas que poderiam representar uma concorrência à Oi Velox, única a abarcar todo o Estado.

Enquanto isso, pessoas como a estudante Suenia Azevedo, 19 anos, continuam sofrendo com a dificuldade de acesso a internet. “Moro em Igarassu e a melhor opção que encontramos foi a internet via rádio, que cai muito, principalmente em períodos de chuva. Tentei estagiar em uma empresa que trabalha no esquema de home office e não pude por causa disso”, queixa-se a jovem.

A velocidade da internet banda larga é alvo de reclamações em todo o Brasil. Tanto que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela regulamentação do serviço, publicou uma norma no início deste mês determinando que as operadoras devem respeitar uma média mensal mínima de 70% do valor contratado. Além disso, a velocidade instantânea não pode estar abaixo de 30% do plano. Você pode medir a qualidade da sua conexão tanto de banda larga fixa quanto móvel usando o aplicativo disponível no site Brasil Banda Larga.

Fonte: Ne10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.