Vacinação contra a gripe segue até o dia 10 de maio
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até 10 de maio, em todo o País. O governo federal tomou essa decisão porque a meta de imunizar, no mínimo, 80% do público-alvo não havia sido atingida até ontem. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), pouco mais de 613 mil pernambucanos foram vacinados, menos da metade do 1,6 milhão de prioritários.
Este ano, dois grupos foram incluídos no público-alvo: mães até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabete, transplantados, doentes renais crônicos). A medida elevou em 720 mil o número de prioritários no Estado em relação a 2012. Além deles, devem ser vacinados indígenas, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos (a partir de 60 anos), detentos e trabalhadores de saúde.
“A vacinação contra a influenza é muito difícil de ser realizada, porque alguns tabus foram criados. Tem gente que pensa que ela transmite doenças ou que não é eficaz”, justifica a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Adriana Baltar.
A estratégia adotada para ampliar a procura será o reforço de agentes na campanha porta a porta e de ações na mídia. “Acreditamos que conseguiremos atingir os 80%.”
Os interessados devem levar o cartão de vacinação ao posto de saúde e, no caso dos portadores de doenças crônicas, prescrição médica ou algo que prove seu quadro clínico.
A vacina aplicada este ano também traz novidades. Imuniza contra três tipos de vírus da gripe: influenza B, H1N1 (sazonal) e H3N2. O motivo da mudança é o novo panorama clínico encontrado no último ano em todo o mundo, que apresentou surto da última cepa em países como Canadá e Estados Unidos. No ano passado, a composição incluía apenas o vírus da H1N1.
Para saber onde fica o posto de saúde mais próximo da sua casa, ligue: 3184-4000.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário