Vazamento de combustível interdita nove praias em São Sebastião (SP)
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um vazamento de combustível de um píer da Petrobras em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, levou à interdição de nove praias neste final de semana.
O vazamento ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (5) no terminal Almirante Barroso, de uso privativo da empresa, e fez com que a prefeitura emitisse nota orientando que banhistas não frequentem as seguintes praias: Arrastão, Cigarras, Enseada, Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz, Portal da Olaria, São Francisco e Figueira, todas na região norte e central do município.
As praias mais movimentadas da cidade ficam na região sul.
Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o problema ocorreu na válvula de uma das redes do píer, que já foi trocada.
A interdição deve ocorrer até que seja feita uma análise dos impactos. O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, diz considerar que o vazamento foi de grandes proporções por causa da extensão de áreas atingidas.
Na manhã deste sábado, num eixo de até 5 km de distância do local do acidente, era possível encontrar manchas de óleo na água e vestígios do vazamento na areia. Em pelo menos cinco praias, o cheiro de óleo era forte.
Centenas de funcionários de empresas contratadas pela Petrobras faziam os trabalhos de contenção e remoção do produto do mar.
O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), deve fazer uma vistoria neste domingo (7) pela orla ao lado do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS). Primazzi definiu a situação como “preocupante”.
Em nota, a Petrobras afirmou que as equipes de contingência foram acionadas assim que o vazamento foi detectado e que, durante toda a noite e a madrugada, atuaram na contenção do vazamento e na remoção do produto.
A estatal disse que o material se desprendeu da área onde o acidente aconteceu e atingiu apenas quatro praias: Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Portal da Olaria.
A Transpetro, braço de transporte da Petrobras, disse que foram mobilizadas 300 pessoas e 27 embarcações para os trabalhos de limpeza.
A empresa ainda disse que as causas do incidente estão sendo apuradas e que os órgãos ambientais competentes foram avisados sobre a ocorrência.
Fonte: Folha.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário