Desde a última semana, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) oferece aos usuários a possibilidade de uma interação mais ágil e eficiente na luta contra o desperdício. Através de um aplicativo instalado nos celulares, os clientes da Região Metropolitana têm acesso mais rápido aos técnicos e podem informar sobre vazamentos na rede de distribuição ou extravasamento na rede coletora de esgoto.
A sistemática funciona a partir da utilização de um aplicativo para smartphone compatível com os sistemas Android e iOS (iPhone), permitindo à população informar sobre ocorrências a partir de fotos tiradas no local. O aplicativo funciona da seguinte forma: após instalado no telefone, o cliente tira uma foto do vazamento, aponta no mapa o local da ocorrência e envia o registro para a Compesa, que receberá as informações. Feito isso, o operador do call center abrirá um registro de atendimento baseando-se na foto, que já aparecerá georreferenciada no sistema da companhia e enviará um protocolo para o celular do cliente. Se por algum motivo não for possível identificar o local da ocorrência, o cliente receberá uma mensagem de texto informando que não foi possível abrir o registro e será orientado a entrar em contato com o call center da empresa.
Essas imagens chegarão com as coordenadas, possibilitando a identificação do endereço correto e dando uma maior agilidade no conserto da tubulação. Quando o serviço for concluído, o cliente da Compesa receberá uma mensagem de texto informando sobre a sua conclusão. Caso ele tenha cadastrado o seu endereço eletrônico no aplicativo, será possível também receber por e-mail um questionário para avaliar o serviço da companhia.
O aplicativo já está disponível para download na GooglePlay (para usuários Android) e em breve será também disponibilizado na Apple Store (para os usuários Iphone).
Serviços
Atualmente, a Compesa investe cerca de R$ 1 milhão para consertar cerca de seis mil vazamentos por mês na Região Metropolitana. Ao todo, são 70 equipes de manutenção. Além desse trabalho corretivo, a companhia também tem investido em ações preventivas. Estão sendo aplicados R$ 400 milhões na troca de tubulações antigas da Região Metropolitana.
Com informações da Compesa
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário