Velho Chico celebra 512 anos de descobrimento
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Neste 4 de outubro, o “Velho Chico” comemora 512 anos, uma descoberta atribuída ao navegador genovês Américo Vespúcio, e segue resistente, levando vida a todos aqueles que se recostam às suas margens.
O berço do São Francisco fica na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas (MG). Da nascente, ele percorre cerca de 2.800 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, passando por cinco estados; além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Todo o vale sanfranciscano ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas.
Hoje, os passageiros das barquinhas que fazem a travessia Juazeiro/Petrolina prestigiam uma exposição fotográfica na própria barca. No dia 05, acontecerá mais uma edição do “Navegando no Velho Chico”, onde estudantes, educadores e militantes de Sobradinho vão percorrer o rio no trajeto Juazeiro/Sobradinho. À noite acontecerá a IX edição da Romaria das Águas de Sobradinho, evento político-religioso que culmina com uma caminhada da sede do município até o Balneário de Chico Periquito.
As atividades serão momentos de reflexão acerca do grave estado de degradação do rio ao longo da Bacia, como o impacto dos grandes projetos (barragens, irrigação, mineração), lançamento de esgotos, agrotóxicos, etc. A morte dos afluentes e os impactos do urbanismo serão também temas debatidos nas atividades e na imprensa local.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário