Venda global de PCs cai pela primeira vez em cinco anos

As vendas globais de PCs na temporada de fim de ano caíram pela primeira vez em mais de cinco anos, de acordo com a empresa de análise do mercado de tecnologia IDC. O novo sistema operacional Windows 8, da Microsoft, não estimulou os compradores e muitos acabaram optando por tablets e smartphones.

A queda coroa um ano terrível para fabricantes de computadores como a Hewlett-Packard, Lenovo Group e Dell, que registraram seu primeiro declínio anual de vendas em mais de uma década, e sem sinais de que a situação vai melhorar rápido.

Também é prova de um lançamento menos que espetacular para a mais recente versão do Windows, na qual a Microsoft está apostando para combater os avanços de aparelhos dotados de telas sensíveis a toques, como o iPad, da Apple no campo dos computadores.

“A impressão é que até que o Windows 8 esteja totalmente instalado e os preços comecem a cair, ficaremos neste estágio de dinâmica negativa no mercado de PCs”, disse Aaron Rakers, analista da Stifel, Nicolaus & Co.

Mas analistas afirmam que não se pode descartar ainda o Windows 8 — a mais radical mudança no sistema operacional Microsoft em 20 nos — uma vez que os consumidores estão se acostumando à sua interface baseada em blocos (tiles) e com recursos de toque.

No passado, o lançamento de um novo sistema operacional da Microsoft tendia a estimular uma alta de vendas de computadores pessoais, mas a IDC diz que os fabricantes simplesmente não levaram máquinas atraentes ao mercado em número suficiente.

“Em meio aos esforços de promoção de computadores com recursos de tela sensível a toque, os fabricantes se esqueceram de promover vigorosamente outros recursos que oferecem ao usuário experiências mais seguras, confiáveis e eficientes”, disse Jay Chou, analista sênior de pesquisa da IDC.

Ele sugeriu que este ano pode haver melhoras, apesar da discussão sobre a morte do computador, já que os tablets estão a caminho de pela primeira vez superar os computadores convencionais em vendas, nos Estados Unidos.

“Com o amadurecimento do Windows 8, e com a queda continuada de outras variáveis, por exemplo o preço dos ultrabooks, a esperança é de que o mercado de computadores ressurja em termos de imagem e demanda, em 2013″, disse Chou.

Os fabricantes de computadores venderam 89,8 milhões de PCs em todo o mundo no quarto trimestre de 2012, 6,4 por cento abaixo do resultado do período um ano antes. Foi um número ligeiramente pior que o esperado pela maioria, e o pior desempenho do setor em mais de cinco anos, depois que a economia mundial começou a enfrentar a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Para o ano de 2012 como um todo, as vendas somaram 352 milhões de computadores pessoais, 3,2 por cento abaixo do total de 2011. É o primeiro declínio anual desse mercado desde 2001, quando o mercado sofreu recuo após os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

Fonte: Info Abril

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.