Venezuela elege novo presidente neste domingo

Embora Nicolas Maduro seja o favorito nas eleições presidenciais previstas para este domingo (14) na Venezuela, sua grande vantagem inicial nas pesquisas de opinião diminuiu drasticamente na semana passada. A queda da popularidade de Maduro ocorre à medida que os venezuelanos enfrentam uma série de problemas – falta de energia crônica, inflação de dois dígitos e escassez de alimentos e medicamentos -, atribuídos por muitos à má gestão da economia e infraestrutura no país do ex-presidente Hugo Chávez.

Maduro, um antigo ativista sindical com laços estreitos com os líderes de Cuba, e que era Ministro de Relações Exteriores de Chávez, sinalizou estar se sentindo esgotado durante seu último discurso de campanha para centenas de milhares de fiéis de camisa vermelha, realizado na última quinta-feira. “Eu preciso do apoio de vocês. Este trabalho que Chávez me deixou é muito difícil”, disse Maduro, que se tornou presidente interino depois que o líder venezuelano sucumbiu ao câncer no dia 5 de março.

O candidato da oposição, Henrique Capriles, de 40 anos, que perdeu para Chávez na eleição presidencial em outubro do ano passado, destacou em sua campanha o recorde de promessas não cumpridas do governo socialista, enquanto atravessou a Venezuela em buscas de votos. Seus discursos incluíram a leitura em voz alta de uma lista de projetos de estradas, pontes, e ferrovias inacabadas, antes de falar que os produtos estavam escassos nas prateleiras das lojas.

Aproximadamente 18,8 milhões de venezuelanos maiores de 18 anos estão aptos a votar neste domingo. Destes, 100.495 residem no exterior. Os centros de votação serão abertos ao público às 6 horas locais (7h30 em Brasília) e permanecerão em funcionamento até as 18 horas locais (19h30 em Brasília). A votação poderá se estender além do horário se os eleitores estiverem em fila no local de votação. As máquinas de votação são digitais. Cerca de 125 mil militares serão responsáveis pela segurança e pela logística do processo eleitoral.

A contagem de votos será totalmente automatizada. O primeiro boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) será divulgado quando houver uma tendência irreversível. A expectativa é de que os resultados oficiais comecem a ser conhecidos por volta das 23h30 locais de domingo (1h da manhã de segunda-feira em Brasília). A lei venezuelana proíbe a divulgação de pesquisas de boca-de-urna antes do primeiro boletim oficial. O vencedor será eleito para um mandato de seis anos. Não há segundo turno. O mandato expira em 2019.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.