Vereadores presos em Caruaru não terão direito a regalias por enquanto

vereadores caruaruOs dez vereadores deste município presos na Operação ‘Ponto Final’, da Polícia Civil, não terão, pelo menos por enquanto, direito a visitas de amigos e parentes, nem a qualquer tipo de regalia na Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Em relação às visitas, as pessoas interessadas precisam, antes, ser cadastradas pela secretaria de Ressocialização.

“Quando esse trâmite for cumprido, as pessoas irão enfrentar a fila normalmente e irão fazer as visitas em horários que já são determinados para todos os presos”, informou ontem o diretor da penitenciária, Sérgio Paulo Siqueira.

Estão detidos os vereadores Silvando Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Pastor Jadiel (PROS) e Val das Rendeiras (PROS) – todos da base aliada do prefeito José Queiroz (PDT) – e os oposicionistas Joseval Lima (DEM), José Evandro Silva (PMDB), Lourinaldo Morais (PS), Jaílson Soares (PPS), Eduardo Cantarelli (PMDB) e Neto (PMN). Eles são acusados de tentar extorquir o prefeito José Queiroz, que tentava aprovar alguns projetos, principalmente o da aquisição de um empréstimo de R$ 250 milhões para implantar o sistema de BRT na cidade.

Segundo a Polícia Civil, os dez vereadores tentaram pedir propina na ordem de R$ 2 milhões para aprovar o projeto. Advogados de alguns dos presos – que pediram habeas corpus – informaram que aguardam para este final de semana uma decisão favorável aos seus clientes no Tribunal de Justiça.

A sexta-feira (20) foi de muita movimentação na Delegacia Regional de Caruaru, com vereadores que não foram presos sendo convidados a prestar depoimento. Compareceram o presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), o presidente da Comissão de Ética, Ricardo Liberato (PSC), Lula Torres (PR) e Demóstenes Veras (PSD).

“É uma situação muito complicada que a Câmara de Vereadores e seus integrantes estão passando. Fui intimado e compareci”, disse Lula Torres, logo após o seu depoimento. Ele informou que autorizou a Polícia Civil a quebrar seu sigilo telefônico e bancário. “Eles estão autorizados a quebrar meus sigilos. Não tenho nada a esconder. Não tenho nada com isso e nunca recebi propostas para votar contra ou a favor de qualquer projeto”, disse Torres, que exerce o sexto mandato consecutivo.

Igreja Adventista

O presidente da Comissão de Ética, Ricardo Liberato, foi ouvido junto com o médico Demóstenes Veras. “Foi um depoimento tranquilo e esclarecedor. Explicamos tudo que está na mídia e que foi indagado pelos policiais”, disse.Ele voltou a reafirmar que nenhum procedimento de cassação será aberto pela Comissão de Ética da Câmara, até que os trabalhos da Justiça sejam concluídos.“Tudo ainda está na fase de inquérito e não podemos abrir nenhum procedimento na Comissão de Ética. Esse é um momento muito delicado e no momento só temos que aguardar a conclusão do trabalho da polícia”, completou.

Também ontem, a Igreja Adventista do Sétimo Dia esclareceu que o vereador Jadiel José do Nascimento é membro da entidade religiosa, porém não é pastor credenciado da organização e, portanto, não representa oficialmente a igreja. Em nota, a entidade religiosa esclarece ainda que não autoriza nenhum pastor credenciado a ter cargos públicos, sejam políticos ou não.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.