Vigília à luz de velas cobra ações de prevenção e enfrentamento à aids no Estado

A difícil realidade dos soropositivos do Estado de Pernambuco será lembrada em vigília marcada para a próxima sexta-feira (17) na Praça Oswaldo Cruz, em frente ao prédio da Fusam, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Os familiares e portadores do vírus HIV vão se reunir segurando velas acesas com o objetivo de chamar a atenção para a situação atual da enfermidade. A principal reivindicação diz ao respeito ao destino dos recursos destinados a políticas públicas de assistência, tratamento e prevenção da aids.

O diretor do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+), um dos organizadores da mobilização, explicou que o Governo do Estado dispõe de R$ 7 milhões para investir em políticas públicas de aids neste ano. Mesmo assim, muitas organizações não-governamentais (ONGs), que acolhem e orientam os soropositivos, estão fechando as portas por falta de recursos. “Essas organizações atuam junto à população com alto grau de vulnerabilidade e aos infectados com o vírus do HIV, dando continuidade ao tratamento oferecido pelo sistema público de saúde”, diz Wladimir Reis.

Segundo Wladimir, mais de 4 mil soropositivos estão em atendimento nos hospitais de referência estaduais. Mesmo assim, muitas outros procuram as organizações da sociedade civil para se tratar e fazer o exame que identifica o vírus. “Mais que uma homenagem às vítimas da Aids, o memorial é uma oportunidade de lembrar a importância da prevenção e cobrar medidas efetivas do Governo. A sociedade precisa saber que as ONGs estão fechando. Para onde vão essas pessoas? O Estado será capaz de acolhê-las?”, pergunta o diretor do GTP+. Ele conta que, na sexta-feira, além da vigília, será realizado um seminário para discutir essa realidade com a população. O encontro acontece às 9h, na sede do Sindicato dos Bancários, na Avenida Manoel Borba, Boa Vista.

As ações da próxima sexta-feira contam com a participação de membros de diversas organizações que trabalham com a aids no Estado, como GTP+, Diaconia, Articulação Aids, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco e Compahia Criativa. Também participarão das discussões do seminário representantes do Ministério da Saúde e do Programa Estadual DST/Aids, da Secretaria de Saúde.

A vigília faz parte de uma campanha mundial chamada de À Luz das Velas, ou Candlelight em inglês. A mobilização teve início há 30 anos nos Estados Unidos, quando moradores de Nova Iorque foram às ruas segurando velas para cobrar políticas públicas de enfrentamento, prevenção e assistência à aids. Desde então, a vigília acontece todos os anos em diversos países, sempre no terceiro domingo do mês de maio. Esta é a 11ª edição no Recife e foi antecipada para a sexta-feira para contar com a participação de mais pessoas. O GTP+ está mobilizando os soropositivos e familiares em tratamento do Estado comparecer à vigília. A previsão é de que mais de 300 pessoas participem da manifestação.

AIDS – O primeiro caso de aids em Pernambuco foi registrado há 30 anos. Desde então, mais de 17 mil casos e 7 mil óbitos foram registrados no Estado. Atualmente, mais de metade desses casos está concentrada no Recife, cidade com a maior incidência de soropositivos do Nordeste.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.