Vinda do papa eleva previsão de público da Jornada Mundial da Juventude

1b3c9703c8e7f3edda36356d4e3c2044.jpgO efeito da escolha de um papa latino-americano elevou a previsão de público para a Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões de peregrinos, meio milhão a mais de fiéis do que estava sendo estimado pelos organizadores. A avaliação foi feita na última sexta-feira (15), pelo diretor de Preparação Pastoral da jornada, padre Arnaldo Rodrigues.

O encontro ocorrerá no Rio, de 23 a 28 de julho, e se for confirmada a expectativa, será o segundo maior na história, superado apenas pela edição de 1995, em Manila, nas Filipinas, com 4 milhões de participantes. A vinda ao Brasil será a primeira viagem apostólica do papa Francisco.

“Nós estamos nos empenhando ainda mais, com esta grande novidade que a Igreja traz, que é o papa Francisco, o primeiro papa latino-americano. Haverá um aumento no número de peregrinos, para conhecer pessoalmente o novo papa, nesta que será a primeira viagem apostólica. Alguns falam que ele é quase um brasileiro, de tão próximo de nós que está. Os jovens vão se empenhar ainda mais para vir à Jornada Mundial da Juventude, o que nos faz trabalhar mais, para deixar bem preparada a jornada para este aumento de peregrinos”, disse padre Arnaldo.

O padre destacou que a logística de recepção do público está bem encaminhada, incluindo a grande área verde em Guaratiba, na zona oeste da cidade, onde ficarão acampados os jovens que assistirão à missa campal do papa Francisco, no domingo, 28 de julho, quando será anunciado o próximo país a receber o evento.

“Nós trabalhávamos com a expectativa de público entre 1,5 milhão e 2 milhões. Agora estamos trabalhando com a meta de 2 milhões a 2,5 milhões de peregrinos. Graças a Deus, temos um apoio muito grande dos três níveis de governo e de entidades particulares para atendermos a essa demanda de hospedagem, mas estamos contando muito com a ajuda das famílias para acolhermos esses peregrinos.”

Segundo padre Arnaldo, estão cadastradas 300 mil residências, mas o número necessário poderá oscilar entre 500 mil e 750 mil lares. Um bom número de fiéis deverá ficar instalado em colégios públicos, pois a jornada ocorrerá durante as férias de inverno. Como legado, ele disse que as escolas receberão melhorias, como nova pintura e reforma nas instalações.

A segurança do evento será feita pelos três níveis de governo, envolvendo forças federais, estaduais e do município, dentro do conceito de cidade segura. A previsão é que 60% dos participantes sejam da América do Sul. “Creio que agora teremos uma presença bem significativa de peregrinos da Argentina: no ranking de inscrições, eles estão em primeiro lugar, tanto como peregrinos quanto como voluntários.”

O calendário de eventos da jornada começa no dia 23 de julho, quando o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrará uma missa acolhendo os peregrinos no palco que será montado em Copacabana, próximo ao Leme. No dia 24 haverá atividades espalhadas pela cidade. No dia 25, também em Copacabana, os jovens acolherão o papa, no palco montado na praia.

No dia 26 haverá uma Via Sacra, em Copacabana, com a presença do papa, acompanhando e rezando com os jovens. No dia 27 ocorrerá uma vigília em Guaratiba, com a presença do papa. No dia 28 de julho, o papa Francisco rezará a missa campal pela manhã e após retornará ao Vaticano. O papa ficará hospedado na casa do arcebispo, no alto do Sumaré, mesmo local onde ficou João Paulo II, quando visitou a cidade.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.