Violência contra mulher cai em PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A violência contra a mulher é uma realidade nacional. No ano passado, 207 foram assassinadas vítimas de violência doméstica e familiar. Em comparação com 2011, esse número apresentou uma redução de 66 casos, o índice pode ser considerado alto. Segundo a Diretora de Enfrentamento da Violência contra a Mulher do Governo estadual, Fábia Lopes, os números caem cada vez mais em Pernambuco. “De 2006 para cá, o Estado conseguiu diminuir em 38,8% a quantidade de assassinatos, mas o número ainda é alto. Portanto, a bandeira da luta contra a violência tem que ser uma prioridade”, explicou Fábia.
Segundo Fábia, o Dia Internacional da Mulher precisa ser lembrado. “O 8 de Março é um símbolo para demarcar novas políticas de gênero. Tanto sobre a questão da agressão, como em relação ao trabalho, renda, educação, entre outros. Isso a fortalece e uma mulher fortalecida se protege ainda mais contra a violência”, conclui.
Como medida pública de prevenção, o Governo do Estado lançou um programa composto por cinco eixos: Proteção, Punição, Prevenção, Assistência, e Produção de Conhecimento. Entre 2007 e 2012, foram criados seis núcleos de acolhimento para proteger as vítimas de violência doméstica com risco de morte. Nos últimos três anos, cerca de 220 mulheres foram acolhidas, acompanhadas de seus dependentes menores de 18 anos.
Para completar as ações, as delegacias especializadas no atendimento às mulheres vítimas de violência em Recife, Caruaru, Jaboatão e Petrolina passaram por reformas. Outras cinco foram criadas em Surubim, Paulista, Garanhuns, Goiana e Cabo de Santo Agostinho. Para cumprir a meta estabelecida em 2007 falta a fundação de mais duas delegacias.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário