Violência contra mulher: estudantes e movimentos sociais realizam protesto
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Há poucos dias, a comunidade petrolinense vivenciou mais um caso de violência contra as mulheres. No dia primeiro de fevereiro, a professora de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Amanda Figueiroa, foi brutalmente agredida pelo seu ex-namorado em sua própria casa, na presença da sua filha de apenas seis anos, precisando ser socorrida de imediato. Num ato de coragem, Amanda não só denunciou seu antigo parceiro como também revelou a toda à sociedade o ocorrido, mostrando que agressões nunca devem ser silenciadas, mas combatidas fervorosamente.
A grande maioria das mulheres que sofrem agressões não consegue pedir ajuda, seja por medo, vergonha, ou, até mesmo, falta de informação. Por esse motivo, a atitude da professora universitária precisa ser vista como exemplo para todas. Tendo como princípio a defesa dos direitos da mulher, o Movimento das Mulheres do Sertão elaborou, no dia 21 de fevereiro, uma carta de apoio à docente e denúncia à sociedade, que foi assinada por várias organizações políticas e movimentos sociais da região.
Além da carta, os estudantes realizaram uma ato no campus da Univasf Petrolina, com a presença de estudantes, professores, simpatizantes e integrantes de todas organizações envolvidas, a fim de mostrar à comunidade acadêmica que, assim como Amanda, várias mulheres são agredidas e assassinadas todos os dias, não só no Vale do São Francisco, mas em todo o mundo, como é o caso de Clésia Maria Batista do Nascimento, de 26 anos, cujo corpo foi encontrado na fossa da sua própria residência há três dias, no bairro Mandacaru, em Petrolina. A manifestação teve concentração na frente da biblioteca e seguiu até o pavilhão de aulas, utilizando batucadas, teatro e, sobretudo, integração entre diversos segmentos da sociedade para alertar que essas vidas não podem ser esquecidas e, muito menos, os agressores saírem impunes. Ascom/ Movimento das Mulheres do Sertão
Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário