A balança do debate ficou equilibrada

poÚltima cartada dos candidatos ao Governo do Estado para atingir um grande público na reta final de campanha, o debate promovido pela Rede Globo, na noite desta terça-feira (30), terminou tendo como principal alvo quem menos precisava de exposição ou de correr atrás dos pontos perdidos. Das 12 perguntas feitas nos dois blocos de confronto do programa, oito foram direcionadas ao postulante da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Todas as indagações feitas pelos candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), e do PSOL, Zé Gomes, foram direcionadas ao socialista, que seguiu à risca a cartilha de quem está liderando as pesquisas: não fez jogadas de risco, entrou em pouquíssimas bolas divididas – nas raras vezes apenas contra Armando – e, com a estratégia dos rivais, conseguiu reduzir a visibilidade dos adversários.

No entanto, apesar de tentar passar tranquilidade, o socialista não conseguia esconder a ansiedade. Por vezes gaguejou, em algumas outras adotou respostas padrão, para não entrar em polêmica. Foi o caso da pergunta de Zé Gomes sobre questões ligadas à comunidade LGBT. Tergiversou no primeiro momento, mas pressionado pelo adversário, jogou a questão da criminalização da homofobia para o Congresso Nacional e disse ter atuado no Estado em favor da pensão para casais do mesmo sexo.

No mais tenso confronto televisivo da campanha – esse foi o terceiro – sobrou espaço até para um desafiou. O próprio Zé Gomes cobrou de Câmara o detalhamento do repasse de R$ 8 milhões em doações de campanha feito pelo comitê financeiro. A mesma tática já foi utilizada pelo seu companheiro de partido Edilson Silva em 2010, que fez o mesmo tipo de proposta ao então governador-candidato Eduardo Campos. Nesta vez, Gomes marcou para as 14h desta quarta-feira, no TRE, o repasse das informações. Câmara ignorou o desafio. Limitou-se a dizer que todas as doações para a sua campanha estão dentro da lei.

Armando Neto também não escapou do ambiente tenso do debate. Com a sua estratégia de desconstruir o líder nas pesquisas, foi para o confronto com Câmara por diversas vezes. No entanto, não trouxe nenhum adjetivo novo, dos que já usou. Disse que o adversário vive à sombra da tragédia que ocorreu com o ex-governador Eduardo Campos, que Câmara não tem “lastro” para comandar o governo e que o rival foi “criado na burocracia”.

Num dos embates, chegou a pedir direito de resposta ao vivo, ao ouvir Paulo Câmara dizer que o Governo Dilma usaria de chantagem em caso de sua vitória. Armando pensou que estava sendo acusado de estar fazendo chantagem. Por isso pediu para responder, mas a sua solicitação foi negada.

Apesar do bombardeio a que foi submetido, Paulo Câmara escapou quase ileso graças ao pouco tempo destinado às perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. E foi justamente a questão do tempo curto que prejudicou a estratégia de Armando Monteiro Neto e Zé Gomes. Talvez com alguns segundos a mais, conseguissem explorar melhor o contraditório, apontar as eventuais deficiências do adversário com mais profundidade. Após uma hora de embate, se colocar na balança as perdas e ganhos, ela não penderá para nenhum lado.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.