Ação marca Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas

22A Casa do Portador de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca promove hoje o 2º Encontro na Praça, que acontece às 10h em frente ao Pronto Socorro Universitário Cardiológico da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE), em Santo Amaro. A ação marca o dia mundial de combate à doença, que atinge 12 milhões de pessoas mundialmente. Desse universo, 2,5 milhões são brasileiros.

Na casa, funcionam o Ambulatório de Referência para a Doença de Chagas em Pernambuco do Procape/UPE e a Associação dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca de Pernambuco, que conta com mais de 3 mil pacientes cadastrados de todo o Estado. O local faz cerca de 60 atendimentos por dia, das 7h às 17h. Para manter o espaço, a associação conta com recursos que vêm a partir de doações. 

“Recentemente, recebemos um apoio para reformar a casa. Agora, os pacientes precisam de roupas e cestas básicas”, diz a hematologista Cristina Carrazzoni, que fornece apoio técnico à casa. Ela reforça que o espaço também mantém um bazar permanente de objetos novos e usados, cuja renda arrecadada é direcionada para fornecer assistência aos pacientes.

“O papel mais importante da associação é ser a voz das pessoas com Chagas, além de se envolver com ações estratégicas capazes de promover a qualidade de vida de quem convive com a doença”, acrescenta Cristina.

A dona de casa Maria José da Silva, 55 anos, é uma das pacientes beneficiadas com o atendimento oferecido pela Casa do Portador. “Estou aqui há quatro anos. Recebo orientações, assistência e passo por consultas médicas. Há um ano, coloquei um marca-passo e estou bem melhor de saúde”, conta Maria José. Assim como muitas pessoas com Chagas, ela convive com alterações cardíacas decorrentes da doença. “Mas tenho conseguido controlar os problemas com as medicações que tomo.”

AÇÃO – Hoje, em frente ao Procape/UPE, os médicos cardiologistas Wilson Oliveira Jr., Cassandra Barros, Silvia Marinho Martins e Maria da Glória Melo Cavalcanti fazem atendimento ao público em geral. Na ocasião, funcionários do ambulatório, voluntários da associação e alunos da UPE integrantes do projetoChagas: um grande coração também distribuem panfletos e esclarecem as dúvidas da população.

A doença de Chagas, que faz parte do rol das enfermidades negligenciadas, ainda constitui um grave problema de saúde pública para a América Latina porque ainda não foi totalmente controlada. A transmissão acontece pelas fezes do barbeiro depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. Considerado um Estado endêmico, Pernambuco conta com o Programa Sanar, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o ambulatório de referência do Procape/UPE. O trabalho é pioneiro no enfrentamento às enfermidades negligenciadas como Chagas.

 Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.