Aeroporto Internacional do Recife é o 5º mais bem avaliado do país, segundo a SAC

1Quem viaja pelo Brasil já cansou de pensar: “Imagine na Copa”. Afinal, entre um voo e outro, o que encontramos por aí são preços exorbitantes dos lanches, bagagens extraviadas, banheiros sujos e mais uma infinidade de atropelos. Mas os pernambucanos nem devem reclamar tanto assim. É que, na percepção do passageiro, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre é o quinto mais bem avaliado do país e o segundo melhor do Nordeste, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Mais de 18 mil pessoas foram entrevistadas no ano passado, entre os meses de outubro e dezembro.

Quinze terminais aeroportuários foram analisados, numa escala de zero a cinco, segundo 41 indicadores de classificação. Entre os critérios considerados, estão os preços praticados nas lanchonetes e restaurantes, a limpeza dos banheiros, a eficiência dos funcionários no check-in, o acesso à internet e o custo do estacionamento, por exemplo.

O maior aeroporto pernambucano faz parte de uma lista cuja movimentação vai de cinco a 15 milhões de passageiros por ano. No mesmo grupo, estão os aeroportos de Campinas (SP), Confins (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ) e Salvador (BA). Segundo a avaliação do governo, o Recife obteve uma nota de 3,97, que fica acima da média do grupo dos aeroportos de médio porte (3,92) e também da nacional (3,82).

Alguém arriscaria dizer quais os serviços melhor avaliados por aqui? Bem, de acordo com os passageiros, o antigo Guararapes tem a melhor instalação para alimentação do Brasil. Mas veja bem, isso não quer dizer os melhores preços, e sim “instalações”. Na ponta, com o pior serviço, está o Aeroporto de Santos Dumont (RJ). Também fomos bem cotados no que diz respeito aos estabelecimentos comerciais – o segundo melhor da lista, atrás apenas de Curitiba (PR). O tempo gasto nas filas de imigração e aduana é outro quesito positivo: terceiro lugar.

Na outra ponta, liderando as queixas dos passageiros, estão a limpeza dos banheiros (12º), a difícil conexão à internet/Wi-Fi (11º), a falta de salas VIP (11º), o rigor da inspeção de segurança (11º), a pequena disponibilidade dos painéis de informação de voos (10º), as dificuldades para realização de conexões (10º) e o alto custo do estacionamento (10º).

Sobre a pesquisa, o ministro da SAC, Moreira Franco, comentou que o objetivo “é dar transparência e estimular a concorrência entre os aeroportos”. “O passageiro está atento e mais exigente. Os operadores terão que se ajustar ao cliente”, destacou o ministro, acrescentando que, com as concessões, o setor está deixando a fase de monopólio para se tornar mais competitivo.

De acordo com o ranking, Viracopos (SP) é o melhor aeroporto do Brasil, e Guarulhos (SP), o pior. Os dois foram concedidos ao setor privado há dois anos. O segundo melhor da lista é Curitiba (PR), seguido por Natal. Abaixo, você pode conferir as principais classificações do terminal pernambucano:

Melhores serviços (do 1º ao 15º lugar)

Instalações de alimentação (1º)
Estabelecimentos comerciais (2º)
Cordialidade dos funcionários da emigração (2º)
Tempo de fila na aduana e imigração (3º)
Limpeza geral do aeroporto (4º)
Conforto térmico e acústico (5º)

Piores serviços (do 1º ao 15º lugar)

Limpeza dos banheiros (12º)
Valor dos produtos comerciais (11º)
Internet/Wi-Fi (11º)
Negócios/Sala VIP (11º)
Custo do estacionamento (10º)
Painéis de informações de voos (10º)

(Para conferir a pesquisa completa, é só clicar aqui. Ah, uma dica: o Aeroporto Internacional do Recife é representado pela sigla SBRF).

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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