Ampliar serviços financeiros para pequenos negócios é desafio das cooperativas de crédito

7A partir da análise da evolução e conquistas do cooperativismo de crédito no país, representantes do Sebrae, Banco Central, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) apontaram os próximos passos para aprofundar as vantagens competitivas do setor, no Seminário de Lideranças de Cooperativas de Crédito para Pessoa Jurídica.

Na abertura da oficina Desafios do Setor, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou que o  cenário é bastante positivo. Entre as micro e pequenas empresas, o acesso a cooperativas de crédito supera a busca por serviços em outras instituições financeiras, como os bancos. Entre 2012 e 2013, o aumento das operações via cooperativa de crédito foi de 23,8%, contra 5,7% de crescimento nas demais organizações. E somente nas 185 cooperativas participantes do projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito, conduzido pelo Sebrae, o aumento foi ainda maior: 28,9%, segundo dados do Banco Central. 

“Isso mostra que estamos trilhando um bom caminho. Mas, para darmos continuidade aos resultados e aprofundar as vantagens competitivas do setor, precisamos ampliar a gama de produtos e serviços financeiros para os pequenos negócios, buscando o atendimento diferenciado”, ressaltou o diretor-técnico.

Enquanto as cooperativas de crédito discutiam questões de regulação ainda em 2002, os bancos já apresentavam novas soluções tecnológicas, lembrou o diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada. “Nossa experiência era com pessoa física. Então, precisamos nos apressar para adequar o atendimento à pessoa jurídica, apresentando soluções financeiras e linhas de crédito específicas para cada necessidade”, explicou. Hoje, o Bancoob oferece os mesmos canais de atendimento dos bancos e permite que as transações possam ser feitas via internet ou internet banking, por exemplo. Atualmente, 49% da carteira de crédito do Bancoob são voltados para pessoa jurídica, sendo que o banco cooperativo empresta R$ 10 bilhões para o segmento.

Muito além de oferecer produtos é preciso manter a qualidade do atendimento, segundo o diretor-executivo de Produtos e Serviços do banco cooperativo Sicred, Edson Nassar. “Nosso diferencial no atendimento é oferecer uma plataforma completa, linhas de crédito específicas e estar de olho sempre nas tendências para oferecer produtos novos que realmente atendam aos pequenos negócios”, disse. Enquanto a base dos associados do Sicred aumentou 76% entre 2009 e 2013, o segmento pessoa jurídica cresceu 116%.

Para o diretor de relacionamento institucional do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, é preciso fortalecer a marca da cooperativa de crédito, aproveitando a capilaridade da rede. Segundo ele, as cooperativas estão no caminho certo ao fidelizar os associados com produtos e serviços que realmente atendam às suas necessidades. Mas é preciso ir além e investir, principalmente, na educação financeira, o que tem sido um dos focos do Banco Central.  “Vale destacar que não basta só desenvolver produtos. Os associados têm que usá-los no seu dia a dia, tendo a cooperativa de crédito como sua principal instituição financeira”, ressaltou.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.