Antes de levar Oscar, Lupita foi estagiária de Fernando Meirelles

lupita_1“Que virada”, escreveu o cineasta Fernando Meirelles, em seu perfil no Twitter, ao saber que a mexicana Lupita Nyong’o, de 31 anos, havia vencido o Oscar de Atriz Coadjuvante por “12 anos de escravidão”. A expressão de surpresa se deve ao fato de que Lupita trabalhou como estagiária de produção do filme “O Jardineiro fiel”, de 2005, dirigido por Meirelles. Ela cuidava do cronograma, coordenava as refeições da equipe, o controle dos transportes, figuração e animais de cena. “Ela era da turma que fica acompanhando o ator até o trailer, vai buscar um café, pede silêncio, estas coisas. Ela teria passado completamente batida se não fosse tão linda e cheia de energia”, diz o diretor.

Quico Meirelles, filho de Fernando e cineasta, lembra que as gravações no Quênia duraram um mês e meio e que Lupita estava presente no processo todo. A rotina era de cinco dias de filmagem e dois de folga por semana, rodando 12 horas por dia. “O trabalho ficou mais intenso quando fomos para Loyangalani, uma aldeia no norte do país onde rodamos por duas semanas. O local era mais precário e o clima era muito árido, então a coisa fica mais puxada”, conta o filho de Fernando, que também trabalhou no set.

Meirelles lembra que Lupita tinha tratamento um pouco diferenciado entre os estagiários por ser filha de Peter Anyang’ Nyong’o, ex-ministro do Quênia. “Ela entrou no ‘Jardineiro’ pois, como tivemos que pedir autorizações para filmar, numa destas veio o pedido de alguém ‘de lá de cima’ para fazermos um favor para a filha de alguém. Acabou dando certo. Ela cumpria sua função muito bem e alegrava o set com a presença luminosa”, afirma Meirelles. Ele conta que a equipe comentava: ela já havia vencido concursos de beleza no Quênia.

12 horas de estágio
Quico, na época com 15 anos, diz que ficou próximo de Lupita por ela ser uma das pessoas mais novas da equipe. Ela tinha 21. “Assim que começava a filmar, nós dois não tínhamos muito para fazer então conversávamos bastante”, conta Quico.

Tanto Fernando quanto seu filho não imaginavam que Lupita tivesse vontade de atuar. “Na época do filme, acho que nem ela sabia que era atriz. Pelo que conversávamos, ela queria seguir carreira atrás das câmeras. Mas alguns anos depois do longa nós trocamos alguns emails e aí sim eu soube que ela tinha virado atriz, estava se formando em Yale e já tinha dirigido e atuado em uma série para a MTV do Quênia”, afirma Quico.

Hoje, Lupita está em cartaz no Brasil com o filme de ação “Sem escalas” e o drama “12 anos de escravidão”. Antes, atuou na série “Shuga” (2009-2012), da MTV do Quênia, e no curto americano “East River” (2008). Produziu e dirigiu o documentário “In My Genes”, sobre como ser “branco” em uma sociedade “negra”. Em 2007, foi estagiária de direção de arte no longa “Onde mora a esperança”. Também estagiou na pós-produção do filme “Nome de família”, de 2006. “O jardineiro fiel” deu o Oscar de Atriz Coadjuvante para Rachel Weisz e tinha Ralph Fiennes como protagonista. Tem roteiro baseado em livro do britânico John le Carré.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.