Aposentados e pensionistas reclamam da falta de informações sobre o recadastramento do INSS

download (4)Os milhões de aposentados e pensionistas que ainda não comprovaram estar vivos perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) correm contra o tempo para não perder os benefícios. Mesmo com tanta tecnologia disponível, o governo insiste em obrigar os idosos a saírem de casa para atualizar o cadastro. Apesar da prorrogação do prazo, em
outubro do ano passado, 4,7 milhões de brasileiros ainda não fizeram o procedimento, como o Correio mostrou ontem.

Muitos segurados reclamam da falta de divulgação e de esclarecimento pelo INSS, que joga toda a responsabilidade para os bancos. O prazo termina em 28 de fevereiro próximo. As três unidades da Federação onde há o maior número de pendências são Pará (21,83% do total), Acre (21,07%) e Roraima (20,48%), segundo levantamento do órgão. No Distrito Federal, 45.450 pessoas ainda precisam comparecer à rede bancária, o que corresponde a 13,29% do total de beneficiários.

A aposentada Maria Eliza Solange Bittencourt, 68 anos, mora em Brasília e, neste ano, não recebeu comunicado algum sobre o recadastramento. “Não vejo propaganda. O governo cria as regras e coloca o contribuinte para correr atrás. Imagine aqueles mais humildes que dependem do benefício para sobreviver?”, questionou.

Administradora de uma casa que abriga 56 idosos na capital federal, dona Marta Amélia Mazzaro, 50 anos, disse que 90% dos que moram no estabelecimento estão incapacitados de se locomover. Ela comenta que boa parte dos que habitam a casa recebe o benefício do INSS e corre o risco de perdê-lo. “Infelizmente, nós não podemos responder por eles, mas fazemos o possível para ajudá-los. Como não há divulgação, informamos a eles ou ligamos para a família quando alguém se recorda (deles)”, observou.

Embora sustente a eficácia do modelo atual de recadastramento, o diretor de benefício do INSS, Benedito Adalberto Brunca, reconheceu ontem que o sistema pode melhorar. “O Campo da Esperança, cemitério em Brasília, tem um sistema moderno que nos permite saber quem faleceu. Mas quantos como esse existem no país?”, questionou. “Não obrigamos ninguém a comparecer às agencias bancárias. Se o beneficiário pode ir ao banco para sacar o dinheiro, também pode ir à agência para atualizar o cadastro. Caso contrário, tem a opção de acionar um procurador”, completou.

Dos brasileiros com o processo pendente, 97% recebem o depósito em conta-corrente ou poupança. “Caso algum benefício seja depositado em nome de contribuinte morto, a responsabilidade será dos bancos. Daí a necessidade desse procedimento. Só quando o prazo encerrar, vamos saber se houve depósitos indevidos e de quanto foi o prejuízo”, concluiu Brunca.

Fonte: Correio Braziliense

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.