Artigo do leitor: Pela Copa de hoje

00Neste artigo enviado ao Blog, o advogado Ícaro Argolo faz uma análise pertinente sobre o que acha da Copa do Mundo no país, que será aberta nesta quinta-feira (12). Confiram: 

É prudente iniciar pontuando que não jogo no time dos pessimistas ou na seleção do #NãoVaiTerCopa. Acho que entrar nesse campo só reafirma a contradição histórica de uma nação rica culturalmente (e em recursos diversos) que mantém seus entraves burocráticos e de corrupção como prevalência a aspectos de promoção da responsabilidade coletiva e pertencimento na unidade nacional e participação popular.

É assim que encaro esta Copa da Fifa, dando total ênfase ao sentido e a força cultural e popular que o futebol proporciona aos brasileiros e em mesmo pé de igualdade, sem deméritos ou secundarizações, mantendo o mesmo senso crítico na realidade enfrentada pelo povo brasileiro.

Como já apresentei anteriormente em outras discussões, o legado estrutural produzido pela Copa não será, nem de longe, o anunciado. Continuaremos engarrafados, com a defasagem na mobilidade urbana, com grandes elefantes brancos sem função social e com alto custo operacional e amordaçando, principalmente, o futebol nordestino hipossuficiente em relação ao sulista; continuaremos, mesmo após as prováveis manifestações, lutando pela melhoria na qualidade dos serviços públicos acreditando que o quadro de precariedade existente pode ser superado com o mínimo do que foi exigido pelo padrão Fifa e gentilmente acatado pelo governo brasileiro.

Seguiremos fazendo o bom combate, por entender que este governo flexibilizou ao extremo o estado brasileiro, com a Lei Geral da Copa, aos interesses de uma organização privada reconhecida aos quatro campos por seu potencial de envolvimento em escândalos de corrupção e avantajados índices de lucratividade, explorando financeiramente a dedicação cultural dos povos sem a garantia singular a direitos brasileiros como o contraditório das manifestações políticas proibidas pelo verdadeiro estado de sítio a que estamos submetidos.

Enfim, seguiremos a luta cotidiana no cotidiano das lutas que virão. Mas como rubro-negro baiano que sou, torcedor fervoroso com orgulho, apostarei no bom desempenho da seleção canarinho. Diferente do que falam acerca do futebol, caracterizando-o como ópio, entendo se tratar de uma rica, diversa e ampla expressão cultural popular. É um sentimento que unifica e atribui uma espécie de razão ao senso comum mais subjetivo que possa haver na condição de integração entre os diferentes.

Não se trata de proselitismo. Só quem vai a um estádio compreende o fervor e a integração a que singelamente me refiro. E, neste sentido, haverá todas as Copas (!). Somos um povo vibrando por este sentimento real, e ainda que o legado político já tenha ido pela linha de fundo desse gramado politiqueiro, enquanto resultado eleitoral direto, manteremos a unidade em prol de um desejo coletivo máximo de garantir a este povo sofrido o sentido de uma vitória que traduza o ímpeto de felicidade por dias melhores.

Seguiremos apoiando, sempre que preciso, mesmo quando o contexto é desfavorável, mesmo quando a corrupção possa saltar aos olhos e precarizarem ainda mais os serviços públicos, garantindo por outro lado amplo e irrestrito enriquecimento à uma organização privada que recebe verba e concessões, sem sequer ser fiscalizada por poderes institucionais. Não estou falando da Fifa, “Dona da Copa”. Essa agente já sabe que fatura alto com a exploração alheia sem a contrapartida devida.

Refiro-me à CBF, que teve um ganho real de 93% do seu faturamento nos últimos 4 anos com o anúncio da Copa. Esse montante, algo em torno de R$ 436,5 milhões (2013), com toda certeza não será repassado em igualdade de condições para o futebol brasileiro. Logo, a pergunta: a CBF gerencia e fiscaliza o futebol, mas quem fiscaliza e gerencia a CBF?

Fonte: Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.