Ataque suicida em Cabul mata membros de FMI e ONU

Um atentado suicida do Taleban contra um restaurante libanês na região central de Cabul, no Afeganistão, na noite de sexta-feira matou 21 pessoas. De acordo com a agência de notícias Dow Jones, pelo menos 13 das vítimas são estrangeiros.

Entre os mortos estão o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país, Wabel Abdallah, dois funcionários da Universidade Americana do Afeganistão e possivelmente membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Mais cedo, a Embaixada dos EUA em Cabul confirmou em sua página no Twitter que pelo menos dois cidadãos norte-americanos estavam entre as vítimas.

O restaurante atacado pelo grupo extremista está localizado no distrito de Wazir Akbar Khan da capital afegã, onde ficam muitas embaixadas, organizações de ajuda e algumas hospedagens. Um homem-bomba entrou no local e se explodiu por volta das 19h30 (do horário local). Em seguida, outros dois insurgentes abriram fogo contra os clientes do restaurante.

O governo do Afeganistão informou neste sábado ter afastado o chefe de polícia e o encarregado da inteligência no distrito de Wazir Akbar Khan para investigá-los. Depois do atentado, muitas organizações internacionais em Cabul restringiram a circulação de seus funcionários.

A mudança do Taleban para alvos civis estrangeiros deve levar muitos a deixar a capital afegã, num momento em que as forças de segurança internacionais e dos Estados Unidos se preparam para retirar as tropas do país até dezembro.

Em comunicado, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, lamentou a morte de Wabel Abdallah. “Nossos corações estão com a família e os amigos de Wabel, bem como das outras vítimas desse ataque”, disse em nota divulgada no site do fundo.

O representante especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e chefe da missão de ajuda no Afeganistão, Ján Kubiš, condenou a violência contra civis e o contínuo uso de homens-bomba. “Essa violência é inaceitável e precisa acabar imediatamente”, afirmou em comunicado também veiculado no site da organização.

Segundo Michael Smith, presidente da Universidade Americana do Afeganistão, os familiares dos funcionários mortos no ataque estão sendo informadas e as devidas medidas estão sendo tomadas. Ele não identificou as vítimas, mas disse que uma delas havia recentemente se juntado à faculdade de Ciência Política e outra era membro da equipe de assuntos estudantis. A universidade, que tem mais de 1 mil alunos, foi estabelecida em 2006 e tem vários cidadãos norte-americanos no quadro de empregados.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.