Até janeiro de 2015, UFPE inaugura dois auditórios e um cinema, garante diretor de cultura
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Em novembro de 2013, o Teatro da UFPE fechou as portas antecipadamente para reforma, pegando muitos produtores culturais de surpresa. Um ano depois – metade do tempo estimado para os reparos no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco -, as reformas ainda não começaram. No entanto, de acordo com o diretor de cultura da UFPE, Marcos Galindo, já foram concluídos os estudos e parte dos processos licitatórios do Centro Cultural do Cavouco, como será chamado o espaço revitalizado que vai abrigar dois auditórios menores, um auditório maior, um cinema e salas para seminários. “Até janeiro de 2015 estarão prontos dois auditórios e um cinema”, garantiu professor Galindo.
Em duas semanas, ou seja, até o fim de novembro, a reforma do cinema – com capacidade para 250 lugares – deverá estar pronta. Só então, os reparos dos dois auditórios, um de 450 lugares e outro de 250, serão iniciados. Esses auditórios estão localizados em cima do Teatro da UFPE e já existiam desde a inauguração do espaço, em 18 de dezembro de 1995, mas nunca foram usados. “A requalificação dos auditórios vai incluir transferência das cadeiras do teatro maior que estão em bom estado, readequação acústica, iluminação e pintura. Os equipamentos já foram licitados”, explicou.
“O projeto não está atrasado, está bem dentro do prazo. Ao contrário, estamos entregando um cinema e dois teatros antes do tempo”, disse o diretor de cultura da UFPE, completando que “o fechamento do teatro foi antecipado por uma questão de segurança, não foi escolha técnica. Estamos entregando mais da metade da capacidade do Teatro da UFPE e um cinema até janeiro”. O Teatro da UFPE, que se chamará Teatro Ariano Suassuna, tem capacidade para dois mil lugares.
O professor Galindo informou que ainda não é possível prever o início das obras no Teatro da UFPE. “Isso só pode ser dito quando terminar a licitação”, esclareceu. “O serviço é basicamente a reforma da plateia, porque a parte estrutural é boa”. Além disso, toda parte de serviço também vai ser reformada, como banheiro e lanchonete. O projeto também inclui restaurante, agência dos Correios e livraria. A estimativa de investimentos no projeto do Centro de Convenções é de R$ 40 milhões.
INTEGRAÇÃO – Marcos Galindo reforça que o Centro Cultural do Cavouco será um dos aparelhos do Sistema Integrado de Cultura da Universidade Federal de Pernambuco, que já possui orquestra sinfônica, corpo de balé, teatros e museus. “São mais de 320 unidades produtoras de cultura”, concluiu.
Fonte: Ne10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário