Ato presta homanegam a sindicalistas e trabalhadores vítimas da ditadura militar

1Com auditório cheio e ao som da músicas de grandes compositores como Chico Buarque, Martinho da Vila, Sérgio Sampaio e Zé Keti, o ato sindical “Unidos, Jamais Vencidos” prestou homenagem aos mais de 400 trabalhadores e sindicalistas vítimas do regime militar. O evento foi realizado neste sábado (1), em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, em São Paulo.

O primeiro ato de 2014, ano em que o golpe de 64 completa meio século, contou com a presença do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, do filho do presidente da República João Goulart, João Vicente Goulart e da coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Rosa Maria Cardoso da Cunha, além de representantes de dez centrais sindicais e parlamentares.

Com duração aproximada de quatro horas (das 13h às 17h), o ato sindical foi promovido por dez centrais sindicais que integram o Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade.

Os homenageados receberam um diploma de reconhecimento por suas ações na luta democrática e os que foram assassinados por agentes do Estado naquele período foram homenageados “in memoriam”.

O município de São Bernardo do Campo é conhecido como um dos principais palcos das primeiras grandes greves de trabalhadores ocorridas no final do regime militar, a partir de 1978, que contribuíram para a abertura política e o processo de redemocratização do País. Um dos líderes dessas greves e do movimento de trabalhadores contra o arrocho salarial foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

Abertura

O prefeito Luiz Marinho abriu o evento destacando que a democracia que o Brasil tem hoje foi conquistada através do sangue de muitos.  “Vamos lembrar aqui as atrocidades da ditadura e tantos amigos e anônimos que se foram. Quantos trabalhadores foram sacrificados das mais diversas formas. Uns com a vida, outros torturados. Torturas físicas, psicológicas e emocionais”.  Segundo ele, a população não tem que apenas lembrar do golpe de 50 anos atrás, mas sim, se alertar para movimentos atuais que dão continuidade ao processo de ditadura.

A importância dos sindicatos

Outro foco do ato foi lembrar a importância dos sindicatos e de suas iniciativas. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, destacou que os trabalhadores precisam apoiar as ações de seus sindicatos e afirmou que nada na vida do trabalhador vem sem luta.

“O movimento sindical é visto como algo desnecessário, mas todos precisam saber que isso não é verdade. Todos precisam reconhecer a necessidade e prioridade das lutas sindicais”, disse Torres.

Comissão Nacional da Verdade

Na homenagem, Rosa Maria Cardoso da Cunha, coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, enfatizou o significado que o golpe de 64 teve para a classe trabalhadora e lembrou que a CNV está lutando por um processo de justiça.

“Foi a classe trabalhadora que sustentou as reformas de base por um processo de modernização e aceleração do capitalismo, imposto a partir de 64. Foi a classe trabalhadora que trouxe o povo para participar da política, e que colocou um trabalhador no Poder. Gostando ou não do Lula, ele é o ícone da participação da classe trabalhadora no poder”, afirmou.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.