Atraso nas patentes prejudica consumidor

download (5)O atraso na concessão de patentes está adiando o acesso do consumidor brasileiro a alguns tipos de medicamentos genéricos, como o Tykerb, usado no tratamento de câncer de mama que custa, em média, R$ 4 mil. Na versão genérica, o produto chegaria ao consumidor por R$ 2,7 mil. O genérico é mais barato, porque as suas patentes já expiraram.

A patente tem uma validade de 20 anos a partir da data do depósito (da entrada) no Inpi. “Como o processo de patenteamento é demorado, há um mecanismo da lei de propriedade intelectual que estabelece um prazo mínimo de 10 anos para a vigência de uma patente. Isso faz com que os medicamentos demorem mais a serem produzidos como genéricos”, afirma a presidente executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Telma Salles.

Ela cita como exemplo a patente do medicamento Tykerb que teve sua patente depositada em janeiro de 1999 e teria sua validade concluída em janeiro de 2019. “Como a patente só foi analisada em maio de 2011, os pacientes deverão esperar até maio de 2021 para terem acesso ao medicamento na versão genérica”, acrescenta. “Isso prejudica o consumidor que poderia comprar mais barato e até o governo que faz compras de medicamentos usando recursos públicos”, argumenta.

A lei estabelece esse prazo mínimo de 10 anos para as empresas que desenvolveram o produto terem mais tempo de retorno financeiro sobre o invento que representou um investimento alto. Em média, um medicamento leva 12 anos para obter uma patente no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Se a concessão de patente ocorresse de forma rápida, as empresas e os consumidores sairiam ganhando.

A própria diretora substituta de Patentes do Inpi, Liane Lage, reconhece que a demora na concessão de patentes impede o acesso da sociedade a uma tecnologia com o custo mais baixo, como a do genérico. Para Liane, as patentes seriam concedidas de uma forma mais rápida se ocorresse um processo de reestruturação da entidade, incluindo a contratação de novos examinadores de patentes. “Tivemos uma autorização do para contratar 100 examinadores, mas o concurso ainda vai ser realizado”, conta Liane.

Segundo ela, a entidade tem um déficit de cerca de 500 examinadores. “O ideal seriam 700”, conta.
“A solução para o problema da demora na concessão das patentes não será rápida”, comenta. Liane argumenta que os examinadores de patentes precisam, pelo menos, de dois anos de treinamento depois de ingressar na entidade via concurso público.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.