Avião desaparecido voou ao redor do espaço aéreo da Indonésia, diz TV

37O voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu no dia 8 de março, sobrevoou ao norte e ao redor do espaço aéreo da Indonésia em sua jornada para o Oceano Índico, segundo informação divulgada pela rede de TV norte-americana CNN e atribuída a uma fonte do governo da Malásia.

No entanto, segundo a fonte da CNN, o avião não voou sobre o espaço aéreo da Indonésia. A conclusão teria sido feita por investigadores depois de uma revisão de dados de radares dos países vizinhos.

De acordo com a fonte, o avião pode ter sido conduzido propositalmente por uma rota concebida para evitar a detecção de radares. A TV não menciona que horas o avião poderia ter voado ao redor da Indonésia.

O que se sabe até agora é que à 1h27 do dia 8 de março, a Tailândia detectou o que seria o avião, tomando rotas diversas. As informações iniciais são que a aeronave voou para o Sul, antes de seguir para o norte, em direção ao mar de Andamão.

Entre 5h e 6h, um radar militar malaio captou a presença do avião no Estreito de Malaca, a oeste da Malásia, quilômetros de distância da rota original.

Às 8h11, um satélite captou sinal do avião no Oceano Índico, sugerindo que ele poderia ter tomado uma rota sentido norte, ou para o sul.

Sinais
Neste domingo (6), autoridades responsáveis pelas buscas do avião desaparecido afirmaram em coletiva de imprensa na cidade de Perth, na Austrália, que um navio chinês que participa das buscas detectou dois sinais eletrônicos no Oceano Índico que podem ser da caixa-preta do Boeing 777-200. O navio australiano Ocean Shield também teria detectado um “evento acústico” separado.

“Este é um acontecimento importante”, disse Angus Houston, diretor do Centro de Coordenação de Agências Conjuntas, que coordena as buscas pelo avião desaparecido.

Mais cedo, o navio chinês havia detectado um primeiro sinal, de frequência de 37,5kHz por segundo, o mesmo que é geralmente emitido por caixas-pretas, segundo a agência de notícias chinesa “Xinhua”. Houston confirmou o primeiro sinal e disse que tinha “características consistentes com” uma caixa-preta de avião.

O segundo sinal foi captado pelo navio chinês a cerca de 2 km de onde havia registrado a primeira emissão, a uma latitude de 25 graus sul e uma longitude de 101 graus leste.

O diretor afirmou que os sinais dão esperanças às buscas, mas que ainda não é certo que eles tenham vindo da caixa-preta do avião desaparecido. Segundo ele, o primeiro sinal durou poucos instantes, fazendo com que o navio Haixun 01 permanecesse na zona, e o segundo durou cerca de 90 segundos.

“Temos que investigar (…) é algo que leva tempo. Estamos em uma zona de grande profundidade marinha”, disse o australiano.

Segundo ele, o navio britânico HMS Echo e aviões australianos estão em direção a área para mais investigações.

Desde sexta-feira (4), as equipes de buscas usam equipamento de alta tecnologia para tentar achar a caixa-preta do avião. Houston indicou que o navio australiano Ocean Shield é o mais especializado de todos que estão na zona de buscas para detectar sinais eletrônicos.

A embarcação australiana leva um dispositivo que é rebocado em baixa velocidade pelo navio, fornecido pela Marinha americana.

O voo MH370 está sumido desde o dia 8 de março. Ele fazia a rota de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo e desapareceu dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos após decolar.

A prioridade das operações se dirigem agora ao sul da zona de buscas no Oceano Índico, após revisão de informações recebidas por satélites, anunciou Houston, segundo a agência Efe.

Nesta semana, a polícia da Malásia afirmou que não considera os 227 passageiros do avião como responsáveis por atos de sequestro ou sabotagem que poderiam ter levado o Boeing à queda no Oceano Índico.

 Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.