Banco Mundial testa em empresas solução para trânsito de São Paulo

transito_1Um projeto do Banco Mundial com 10 empresas da região da Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, na Zona Sul de São Paulo, criou iniciativas para melhorar o trânsito em horários de pico.

Incentivo ao uso de transporte público, ônibus fretado, caronas e flexibilização de horário foram algumas das medidas discutidas com as companhias e, ao final de um ano, o número de funcionários que utilizam o carro para ir ao trabalho diminuiu de 53% para 50%.

O programa foi desenvolvido após observar experiências semelhantes nos Estados Unidos, que buscou na iniciativa privada parte da solução para o problema da mobilidade. “Mesmo voluntariamente, o projeto causa impacto”, afirma a coordenadora do projeto no Brasil, Andrea Leal. Cerca de 1,5 mil funcionários participaram do programa.

Ao longo de um ano os funcionários foram orientados a usar alternativas ao carro como principal meio de transporte. O uso do transporte público cresceu de 29% para 31%.

Entre as opções oferecidas pelas empresas está o ônibus fretado foi outra alternativa bem recebida. O transporte, que antes era usado por 6% dos entrevistados, passou a ser principal meio de transporte de 10% dos empregados após o incentivo das companhias.

O gerente de certificação Marcos Jacobina trocou o veículo próprio pelo ônibus fretado para percorrer o trajeto de sua casa, em Mauá, ao trabalho. O incentivo veio da empresa em que trabalha, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, que participou do programa piloto de mobilidade do Banco Mundial. “Meu carro chegou a bater 220 mil quilômetros rodados só de ir e voltar do trabalho”, conta Jacobina. “Falei chega. Não dá mais. O trajeto é o mesmo. Só que eu venho e volto lendo, assistindo televisão, dormindo. Em termos de horário não mudou, mas a qualidade do transporte é bem melhor”, afirma.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) reduziu de 42 para 27% o número de funcionários que iam de carro para a empresa. O uso do ônibus fretado cresceu de 3% para 7%.

Além da divulgação de opções de transporte público, a empresa também ofereceu a opção do home office para alguns funcionários e flexibilizou o horário de entrada e saída na empresa. “É uma tendência. Grandes empresas estão fazendo isso. É uma questão de mobilidade e de qualidade de vida também. Retém mais talento”, avalia o superintendente de operações do IBGC Emílio Martos.

Para o Banco Mundial, o envolvimento de empresas em políticas para melhorar a mobilidade é essencial. “Para que haja um impacto tem de ter um conjunto de pequenas medidas. Não vai ser a solução para tudo, mas pelo menos temos um plano de ações”, afirma o especialista sênior em transportes do Banco Mundial, Georges Darido.

Caronas
Entre os funcionários que não abrem mão do conforto do carro, a opção foi incentivar a oferta de caronas. O site Caronetas entrou como parceiro das empresas e conseguiu aumentar de 4 para 7% o número de funcionários que adotavam a prática no IBGC.

O site mapeia os principais destinos dos funcionários de uma empresa e possibilita a comunicação entre as pessoas com trajetos semelhantes. “A carona só tem dois resultados: ou ela tira um carro da rua ou tira alguém do transporte público. Se tira alguém do transporte, na situação atual, beneficia a quem fica. Se tira o carro, melhora o trânsito, melhora a poluição e abre espaço para o transporte público, para o ciclista”, argumenta o CEO e criador do site, Márcio Nigro.

Por ser compartilhado apenas entre pessoas de uma mesma empresa, o Caronetas soluciona um obstáculo apresentado por 42% dos funcionários que não se sentiam à vontade para oferecer ou pegar caronas por preferir que elas fossem realizadas entre pessoas do mesmo prédio.

“O site não é uma rede social. Ele só mostra quem está próximo e tem o mesmo trajeto”, explica Nigro. Os usuários cobram pelos trajetos que fazem e pagam pelas caronas que pegam em forma de créditos, que podem ser trocados por produtos em lojas, combustível ou até mesmo por pacotes de viagem.

Para Georges Darido, o uso compartilhado dos automóveis é uma solução importante para a região da Berrini, que concentra um grande número de pessoas que dirigem desacompanhadas. “O programa é uma estratégia que seria de maior interesse onde existe uma concentração muito grande de uso de automóvel, como a Berrini”, afirma.

“Identificando as lições aprendidas e as condições ideais para esse tipo de estratégia, gostaríamos de divulgar essa experiência para que ela seja replicada”, afirma Darido. “Claro que tem um longo caminho para percorrer, até porque, em outros países há uma legislação para que as empresas também participem e apresentem soluções para a mobilidade”, conclui Andrea Leal.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.