Banheiros químicos europeus chegam ao Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Tendência na Europa, em países como Holanda, Inglaterra e Irlanda, os banheiros químicos exclusivamente masculinos começam a aparecer na capital pernambucana. Os equipamentos estão na área da Fifa Fan Fest, no Bairro do Recife, no Centro, e ficarão no local até o fim da Copa do Mundo (13 de julho). Patenteados pela empresa holandesa Mictórios Kros, os aparelhos foram trazidos pelos sócios João Lapa e Pedro Diniz, proprietários da Green WC e representantes da companhia no Estado. A dupla investiu R$ 80 mil na aquisição de dois caminhões (um de entrega e outra de coleta) e de 20 equipamentos. Cinco deles estão no Bairro do Recife e garantem à dupla um faturamento diário de R$ 110,00 por unidade, pagos pela Fifa.
“Decidimos investir nessa área porque víamos as pessoas reclamando do odor da urina nas ruas. Fomos atrás de um meio para acabar com esse problema e encontramos esses mictórios”, conta Lapa.
Ele detalha que os banheiros são feitos de polietileno, plástico antiaderente a líquidos e que não exala odor. Os equipamentos funcionam conectados diretamente à rede de esgoto ou por meio de um mecanismo de sucção. “Na Fan Fest, estamos utilizando a sucção porque a rede de esgoto fica longe de onde os banheiros estão instalados e a encanação iria ficar visível às pessoas”, explica o sócio, acrescentando que cada unidade tem capacidade para armazenar até 450 litros. “Quatro vezes mais do que os banheiros químicos tradicionais”, garante.
João Lapa considera o equipamento prático, compacto e econômico. “Pretendemos deixá-los fixo nas ruas do Centro do Recife. Nosso objetivo é que eles eliminem ou reduzam consideravelmente o xixi nas ruas. Queremos trazer uma solução urbana inovadora para a cidade.” A Green WC começou a fornecer os banheiros no Recife em dezembro do ano passado, mas em eventos privados.
CARNAVAL – Os sócios pretendem também utilizar os banheiros químicos durante o Carnaval do Recife e de Olinda. “Já apresentamos o projeto às prefeituras das duas cidades, há cerca de três meses, mas ainda não obtivemos resposta”, diz Lapa. Ele lembra que o valor da locação pode variar em função da localização. “Temos de analisar a disponibilidade do local, por causa da logística do caminhão de coleta”, esclarece.
Os equipamentos já foram utilizados na Virada Cultural de São Paulo e nos carnavais de Salvador e do Rio de Janeiro, onde estão instalados de forma fixa na orla da cidade.
Fonte: Jc online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário