Bike PE vai aderir à Wi-Fi e à fibra ótica para diminuir falhas. Tecnologia muda até o fim do ano
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cada vez mais frequentes, os problemas enfrentados pelos usuários do Bike PE – que depois de 15 meses em operação já realizam 1.200 viagens por dia – podem estar perto de serem, minimizados e, talvez, solucionados. A Serttel, empresa que desenvolveu, implantou e opera o sistema, está finalizando os testes para passar a utilizar a tecnologia Wi-Fi e banda larga via fibra ótica, o que eliminaria as constantes oscilações do serviço 3G, que hoje suporta toda a comunicação das 80 estações espalhadas em bairros do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. E que também seria, segundo os gestores, a grande culpada pela maioria das falhas do serviço.
A previsão é que as unidades do Bike PE estejam com o novo sinal até o fim do ano. Os testes estão sendo finalizados e tudo está dando certo, inclusive a escolha de um parceiro do setor de telefonia. Pelo menos é o que garante o diretor de negócios da Serttel, Peter Cabral. Os planos da empresa são de anunciar o novo parceiro e um cronograma de mudança da tecnologia 3G para Wi-Fi e fibra ótica até o fim do mês. “Queremos deixar claro para todos os usuários do Bike PE que não estamos à sombra da bananeira. Ou seja, estamos trabalhando muito, muito mesmo para corrigir essas falhas. É importante também deixar claro que o percentual de falhas é muito baixo. Diariamente, temos 90% do sistema em perfeito funcionamento. Há problemas, especialmente devido às quedas na comunicação por causa da oscilação da 3G, mas eles ainda são muito poucos para a quantidade de usuários e viagens realizadas”, explica Peter Cabral.
Com o uso da nova tecnologia o Bike PE passará a ter uma internet exclusiva. “Sairemos desse mundo de oscilação. Teremos uma internet só nossa. Fazemos o possível e o impossível, mas a 3G oscila demais. Diariamente temos equipes que fazem a vistoria das estações para identificar problemas com a manutenção das bicicletas e de conexão. Em seguida, uma segunda equipe faz a coleta das bikes para a manutenção. É um trabalho diário, permanente. Sabemos da importância do projeto não só para o Recife, mas para todos os outros dez municípios onde estamos presentes e garantimos que até o fim do ano o usuário sentirá a diferença na prestação do serviço”, garantiu Peter Cabral.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário