Campanha contra hanseníase acontece nesta quinta com exames gratuitos para população
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Algumas ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase serão realizadas nesta quinta-feira (30), na praça do Carmo, no Centro do Recife, das 9h às 16h. Durante o evento, serão oferecidos exames gratuítos para a população, bem como será feita uma campanha educativa com o intuito de conscientizar o público sobre os sintomas e o tratamento da doença. A iniciativa será realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A campanha tem como objetivo realizar atividades de busca ativa de casos, realização de exame e de educação em saúde para população em geral, favorecendo a intensificação do diagnóstico precoce da hanseníase e propiciando acesso ao tratamento adequado em tempo hábil, especialmente nas classes mais carentes desprovidas de informações. Na ocasião, professores e instrutores da Academia da Cidade farão atividades físicas, enquanto bandas de forró e frevo fazem a animação do local.
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. A Capital pernambucana ainda encontra-se entre as cidades do Brasil que possuem a maior notificação de casos da doença. Em 2011, Recife notificou 750 casos novos, sendo 28,3% dos casos do Estado. No mesmo ano, Recife apresentou 48,8% dos casos detectados na população geral e 35,4% nos menores de 15 anos.
O coeficiente de detecção de casos novos na população menor de 15 anos é um indicador de hiperendêmicidade para o município. Entre as Unidades de Saúde de referência no tratamento contra a hanseníase está a Unidade de Saúde da Família (USF) – Brasilit, localizada no bairro da Várzea. Em outubro de 2013, a equipe de saúde da USF foi premiada pelo Ministério da Saúde como referência no tratamento da doença.
SANAR – RECIFE
Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis, como hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmitíase, a Prefeitura da Cidade do Recife criou o programa SANAR-Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa conta com ações como: assessoramento de Unidades de Saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação dos casos, fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário