Campanha mostra vantagens de ir trabalhar de bicicleta

1Para estimular e promover a bicicleta como meio de transporte na cidade, a campanha “De bike para o trabalho”, movimentou hoje dezenas de pessoas em Brasília. Elas saíram em grupos de pontos do Plano Piloto, Guará, Gama, Sudoeste, e Recanto das Emas, entre outras regiões do Distrito Federal, para demonstrar que é possível ir trabalhar de forma agradável, rápida, segura e não poluente.

A campanha é uma parceria da ONG Rodas da Paz com a rede Bike Anjo, cujos voluntários lideraram os grupos de ciclistas. O evento tem caráter nacional, com a realização dos passeios em outras cidades, além de oficinas que ensinam a pedalar e também conhecer a mecânica de bicicletas. Nos encontros, os ciclistas também recebem orientações sobre como se locomover com esse veículo em centros urbanos.

“De Bike para o trabalho” é uma iniciativa inspirada no Bike To Work Day, evento que, desde 1956, realiza, em maio, atividades para promover a bicicleta como uma opção viável de transporte para o trabalho em cidades do mundo inteiro.

Jonas Bertucci, que reuniu um grupo de seis pessoas para pedalar da Quadra 208 Norte até o Setor Bancário Norte, uma distância de aproximadamente 5 quilômetros, conta que aprovou a experiência.

“Levamos meia hora para fazer o percurso, mas no caminho paramos algumas vezes para falar com as pessoas e por isso demoramos mais. De carro, o trajeto levaria dez minutos, mas com pelo menos mais dez [minutos] para achar vaga e estacionar. Já no retorno, no início da noite, a bicicleta leva grande vantagem para se deslocar, enquanto os carros ficam retidos nos engarrafamentos”, avaliou.

O fato de a bicicleta não poluir o meio ambiente e ainda possibilitar que o ciclista se exercite enquanto se desloca são outros fatores apontados por Bertucci como benéficos. Mas ele alerta: os ciclistas não devem abrir mão de cuidados para que a viagem seja segura. “Planejar bem a rota, escolher vias menos saturadas de carros, sinalizar bem os movimentos que vai fazer no trânsito e ter muita atenção nos cruzamentos”, lista.

Essa segurança deve ser garantida por todos que circulam pelas vias. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), motoristas de veículos automotores devem manter uma distância mínima de 1,5 metro entre o veículo e o ciclista,  durante ultrapassagens (Artigo 201). Além disso, Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas (Artigo 38). Os motorizados de maior porte são responsáveis pelas seguranças dos menores e também dos não motorizados. O código também estabelece que que cabe aos órgãos de trânsito “planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas” (Artigo 21).

Para Jonas Bertucci, falta educação para o trânsito. Além de criticar o desrespeito às normas que objetivam diminuir os riscos para a vida dos ciclistas, ele ressalta que a sinalização relativa ao trânsito e as próprias ciclovias de Brasília devem ser aprimorada para que o ciclista não tenha que descer, a todo momento, para dar lugar aos carros, “o que desconcentra e desestimula o ciclista a usar a bike para ir ao trabalho, pois tem que parar e descer a toda hora para depois reiniciar o trajeto”.

Aqueles que desejarem utilizar a bicicleta como seu meio principal de transporte podem contar com os Bike Anjos, que estão prontos a ajudar. São ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam a andar de bicicleta com segurança e que podem ser contatados pelo site do projeto.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.