Campos se despede de Pernambuco e estado ganha novo governador

3Pernambuco terminou a semana com um novo governador. Na tarde desta sexta-feira (4) assumiu o comando do estado João Lyra Neto em lugar de Eduardo Campos que se desincompatibilizou do cargo para concorrer à Presidência da República. No discurso de despedida, evitou o improviso, preferiu ler um texto que começou com referências ao avô e ex-governador Miguel Arraes. “Arraes saiu pela porta da frente e voltou duas vezes nos braços do povo… Hoje, depois de dois mandatos deixo o Palácio pela mesma porta da frente, rumo a novas lutas”, declarou Campos.
Já sem mandato, imprimiu o tom de presidenciável ao discursar. Fez críticas ao governo federal,  falou em “aposentar a velha política”, citou a união com a ex-senadora Marina Silva, lembrou as inquietações das ruas e destacou que o país reinvidica uma nova agenda.

Por fim, referiu-se ao que foi feito por ele em sete anos e três meses de governo como um exemplo a ser levado para o país. “O Brasil precisa e quer a União dos brasileiros. E, se Pernambuco se uniu, o Brasil também irá se unir… Sabemos que podemos fazer mais e com mais eficiência e rapidez”.
Atrás dele, estavam ex-governadores, outrora adversários políticos. Marcaram presença no evento Jarbas Vasconcelos (PMDB), Joaquim Francisco (PSB), Mendonça Filho (DEM) e Roberto Magalhães (DEM). A cerimônia de transição ocorreu na frente do Palácio do Campo das Princesas. Chapéus de palha, símbolo do governo de Miguel Arraes, foram distribuídos pelo cerimonial. Ao fim, como manda o protocolo, o novo governador acompanhou o ex-governador até o carro. Eduardo Campos seguiu para casa enquanto João Lyra recebia os cumprimentos ao som de bandas de pífano, tradicionais de sua terra, Caruaru.

Lyra
Esse mesmo protocolo seguido a risca por Eduardo Campos, porém, foi por diversas vezes quebrado de forma proposital por João Lyra Neto. Durante o discurso de transição, por exemplo, ele cedeu a vez para que Campos falasse ao final, quando o rito manda o novo governador encerrar a cerimônia. Ao discursar, Lyra disse, novamente, que iria mudar as regras pré-estabelecidas e avisou que deixaria de lado o texto preparado pela assessoria. Falou de improviso e ao olhar para Campos anunciou: “Agora, sou seu governador e governador do estado de Pernambuco”.
João Lyra fez questão de enaltecer o trabalho do antecessor à frente do estado. Voltou a ressaltar que assumia o compromisso de dar continuidade às ações iniciadas por ele nos últimos anos e pediu para que o ex-governador o ajudasse na caminhada futura. “Agradeço por tudo nestes sete anos e três meses, por ter trabalhado com você e peço que você trabalhe comigo nesses nove meses”, pediu.
O tom foi semelhante ao usado durante a cerimônia de posse, pouco antes na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde Lyra também discursou. Nessa ocasião, porém, foi mais demorado e aproveitou para anunciar novidades como a criação da Secretaria Estadual da Microempresa. O novo governador também destacou a preocupação em fomentar o desenvolvimento no interior de Pernambuco, bem como o desejo de incentivar o turismo interno. “Estou convencido de que os pernambucanos precisam conhecer mais Pernambuco”.
Ao sair da Assembleia, mais um protocolo quebrado. O governador João Lyra Neto dispensou o carro oficial e cruzou a ponte Princesa Isabel a pé, jutamente com a família, em direção ao Palácio do Campo das Princesas. No percurso, cumprimentou diversas pessoas e parou várias vezes para tirar fotos com os populares. A gestão Lyra segue até dezembro deste ano.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.