Cid não renuncia e Ciro não disputa vaga no Senado

43Depois de 11 dias de dúvidas e tentativas frustradas de acordo, o governador Cid Gomes (Pros) anunciou ontem, pelo Facebook, que não irá renunciar e que cumprirá o mandato até o fim. A decisão impacta no cenário pré-eleitoral do Ceará, que se viu estremecido após Cid ter lançado opção de deixar o cargo para que seu irmão, Ciro Gomes, pudesse concorrer ao Senado.

Com o “fico”, Cid deixa claro o fator que mais pesou em seu ato e sinaliza para aquele que será seu principal objetivo a partir de agora: eleger um sucessor de sua total confiança.

“Concluir a obra que iniciei, aperfeiçoar as políticas públicas sob minha responsabilidade e, fundamentalmente, entregar o Estado do Ceará em boas mãos, me parece ser o meu dever”, justificou Cid, no texto publicado no Facebook.

A partir de agora, têm início as movimentações para escolha de quem será o candidato apoiado por Cid nessas eleições. O prazo oficial é 30 de junho, mas alguns elementos pressionam por decisões prévias.

O PMDB lançou o dia 30 de abril como data-limite para homologação da candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo. “O partido quer chegar lá com a chapa definida, se possível”, avisou o peemedebista, que aguardará chamado de Cid para nova conversa sobre o pleito.

Nos bastidores, avalia-se que a permanência do governador no cargo enterrou ainda mais as chances de Eunício vir a ser o escolhido pelo grupo governista. Com a decisão de Ciro de não disputar o Senado, a premissa inicial de que o Pros indicaria um nome para a vaga de governador volta a ganhar força.

O peemedebista foi econômico ao avaliar a postura de Cid, e afirmou apenas que “renúncia é ato unilateral de vontade. A avaliação é própria, individual, então não cabe nenhum tipo de comentário. (…) Assim como a do governador é unilateral, a do PMDB também é. A posição do PMDB é definida, irreversível”, lembrou.

A situação também lança foco sobre o vice-governador Domingos Filho (Pros), pré-candidato do Pros ao Executivo. O POVO apurou que, em reunião da cúpula da sigla na última quarta-feira, a maioria do colegiado defendeu que o governador só deveria se afastar caso Domingos também o fizesse.

“Não é que ele (Domingos Filho) seria descartado ou considerado carta fora. Mas é que se entendia que, assim, todos os pré-candidatos do Pros ficariam no mesmo nível, até que se decida quem será o candidato”.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.