Ciência e cidadania unidas pelo Enem
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um teste de caráter cidadão. O aluno é avaliado mas, por conta dos textos enormes que precisa ler, também termina a prova com um pouco mais de conhecimento”. A afirmação do professor de física Pedro Loureiro, do Colégio Santa Maria, dá uma pista do que os estudantes que passarão pela maratona de testes nos dias 8 e 9 de novembro encontrarão pela frente: conceitos científicos sendo cobrados com base em temas de interesse público. No que diz respeito especificamente à física, o professor ressalta ainda que os feras não podem esquecer de sempre conectar o que veem em sala de aula com as demais disciplinas estudadas.
A crise energética pela qual o Brasil está passando é uma das questões sociais mais discutidas atualmente no País. Segundo Loureiro, é possível que o Enem, aproveitando-se da relevância do tema, traga alguma pergunta relativa a ele na prova deste ano. “É provável que algum questionamento sobre transformações de energia esteja no teste. A transformação da energia mecânica em energia elétrica na explicação do funcionamento de uma usina hidrelétrica, por exemplo. É muito comum questões como essas aparecerem no exame”, disse.
Fundamentos físicos básicos também são esperados no Enem. Além de dominá-los, os estudantes devem conseguir relacioná-los com o dia a dia, com a vida prática, como no caso da lei da gravitação universal. “Existe um mundo pré-Newton e outro pós-Newton. Um celular pode mostrar a importância do cientista inglês pois, se hoje podemos pegar um telefone móvel e falar, em tempo real, com uma pessoa em qualquer parte do globo, é porque existe um satélite estacionado que pega o sinal e o reflete para onde você quiser. Mas por que o satélite está estacionado? Porque conhecemos a lei da gravitação universal, sintetizada por Newton”, afirmou Loureiro.
Pensar a física de maneira interdisciplinar é uma boa maneira de conseguir bons resultados no Enem, de acordo com o professor Pedro. Estudar óptica interligando os conceitos da física com outros de biologia e até de história, facilita a compreensão do conteúdo e a resolução de questões práticas. “Hoje qualquer pessoa tem uma câmera fotográfica, mas o que poucos sabem é que esse equipamento foi criado graças à curiosidade de Leonardo da Vinci. O gênio era também um louco e comprava cadáveres de indigentes para abri-los e estudar a anatomia humana. Quando abriu um olho, da Vinci percebeu que o órgão era composto por uma lente, que é o cristalino, uma tela(a retina) e que a luz traz a informação dos objetos que convergem na lente e se projetam na tela. Então, de onde vem a ideia da construção dessa máquina maravilhosa? Do olho. Pura física e biologia.”
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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