Codevasf pode firmar convênio com a Compesa para abastecimento e tratamento d’água
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 3ª Superintendência Regional em Petrolina, esteve representada nesta quinta-feira (27) na audiência pública promovida na Câmara de Vereadores da cidade, que tratou as obras de adutoras e sistemas de abastecimento de água no interior do município que estão sendo executadas pela Companhia.
O debate também focou a questão da qualidade da água consumida pela população dos perímetros irrigados de Petrolina, onde ainda não existe tratamento. A discussão foi proposta pelos vereadores Elismar Gonçalves (PMDB) e Geraldo da Acerola (PT).
Representaram a Codevasf na audiência, o gerente de revitalização das bacias hidrográficas do rio São Francisco, Elijalma Augusto Beserra; o gerente regional de irrigação, José Costa; e o supervisor de obras do Projeto Pontal, Leonardo Lyra. Elijalma frisou que no que tange à Codevasf, as ações vêm cumprindo um cronograma de execução de obras de abastecimento que estão incluídas no plano de revitalização das bacias do rio São Francisco. E sobre a operacionalização do sistema caberá à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizar o serviço conforme, conforme a legislação vigente no município.
Sobre a questão da melhoria do sistema de abastecimento e tratamento de água das agrovilas dos perímetros irrigados de Petrolina, Elijalma informou que a legislação vigente determina que quem administre o sistema de água na cidade seja a Compesa, inclusive nas agrovilas. Entretanto, o gerente frisa que nada impede que seja formalizado um convênio entre os dois órgãos para atender a população das vilas irrigadas que reúnem uma população de mais de 60 mil pessoas em Petrolina.
“A Codevasf está disponível para conversar com a Compesa. Já temos históricos de outras parcerias e caso precise da gente, certamente a Codevasf irá firmar um convênio para suprir essas necessidades, mas hoje somos impedidos por lei de realizar alguma ação no sistema de água da cidade, inclusive das agrovilas dos perímetros irrigados do município”, explicou Elijalma Augusto Beserra.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário