Comissão aprova MP que reajusta em 4,5% tabela do Imposto de Renda

ÍndiceA comissão do Congresso Nacional responsável por analisar medidas provisórias aprovou nesta terça-feira (13) relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) sobre o projeto que aplica correção de 4,5%  na tabela do Imposto de Renda, anunciado no Dia do Trabalhador pela presidente Dilma Rousseff. Para agilizar a aprovação, a mudança foi incluída a pedido do governo em uma Medida Provisória (MP) que já estava em tramitação.

Para passar a vigorar, a medida terá que ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado até 2 de junho. Isso porque é nessa data que a Medida Provisória em que a correção do IR foi incluída perderá a validade. Uma medida provisória tem 120 dias para ser aprovada.

Após anúncio da mudança no IR – feito pela presidente durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão por ocasião do dia do Trabalhador – o Planalto chegou a enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória destinada a corrigir a tabela do imposto. Mas como o texto só perderia a validade em setembro, o governo temia que não fosse votado a tempo, já que no período os parlamentares estarão em plena campanha eleitoral.

Por isso, o governo optou por incorporar a proposta a uma MP que já estava adiantada, a MP 634, cujo objetivo inicial é isentar importadores de álcool do pagamento de PIS/PASEP-Importação e Cofins-Importação até 2016. O relator, Eunício Oliveira, disse que o pedido partiu do Ministério da Fazenda.

“Fizemos as contas e vimos que essa medida provisória (da correção da tabela, enviada pelo Planalto) iria vencer fora do esforço concentrado, então houve uma solicitação para incorporar a medida provisória até para garantir esse direito da correção da tabela”, disse o líder do PMDB no Senado.

A proposta de correção de 4,5% não é novidade: é a mesma que vem sendo aplicada anualmente desde 2007 (até 2014, o reajuste de 4,5% está fixado pela Lei 14.469) – e fica abaixo da inflação projetada para este ano, entre 6,1% e 6,2%, segundo o relatório de inflação do Banco Central. Com isso, na prática, os brasileiros devem pagar mais imposto de renda no próximo ano.

Com a incorporação da correção à MP já existente, ficará prejudicada a emenda (alteração) apresentada pelo presidente do PSDB e provável candidato do partido à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG). Ele propôs na semana passada um reajuste mais amplo que o do governo. Pela proposta do tucano, o cálculo do imposto de renda incidente sobre rendimentos e ganhos de capital de pessoa física seria corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses.

Na reunião desta terça, a comissão destinada a analisar a medida provisória rejeitou emendas apresentadas pela oposição. O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), propôs correção de 6% e também de 12%, mas foi derrotado pela maioria governista que compõe o colegiado.

Para o democrata, a atitude do governo visa “quer fugir do debate político-eleitoral”. “O governo propôs correção de 4,5% e alguns partidos da oposição propuseram 6,5%. O governo não quer estabelecer esse duelo entre a proposta defendida pela presidente Dilma e a proposta da oposição, entre elas a do senador Aécio Neves”, declarou Filho.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.