CONFIRA O MANUAL DA CAMPANHA ELEITORAL DO DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA

1ELEIÇÕES 2014

 MANUAL CAMPANHA ERLEITORAL DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA – 4000

 É PERNAMBUCO MAIS FORTE!

APRESENTAÇÃO

A presente cartilha tem como finalidade planejar e traçar estratégias para o desenvolvimento da campanha eleitoral de GONZAGA PATRIOTA 4000, para deputado federal, nas eleições de 2014.

 Como todos sabem, represento o sertão pernambucano no parlamento brasileiro, região que detém mais de 60% do território do Estado, mas só tem 14% do seu eleitorado. Resido em Petrolina, uma das cidades mais importantes cidades do Sertão, o quinto município em termos populacional, com mais de 320 mil habitantes, porém só foram inscritos, aptos a votarem, 183 mil eleitores.

 Iniciamos a nossa vida política, ainda na adolescência e, em 1982, fomos eleitos deputado estadual, pelo MDB de Pernambuco. Em 1986, nos elegemos deputado federal constituinte, pelo PMDB, partido onde fomos filiados por 21 anos. Estamos exercendo o nosso oitavo mandato, dos quais, cinco pelo PSB, partido que estamos filiados há mais de 20 anos. Temos uma modesta experiência no executivo, adquirida quando ocupamos o cargo de Secretario Nacional de Transito, no governo Itamar Franco, tendo idealizado o Código de Transito Brasileiro.

 A presente proposta tem como objetivo demonstrar um conjunto de questões que auxiliarão na condução dos trabalhos à mais uma reeleição à Câmara Federal, vez que temos vínculos com a grande maioria dos municípios pernambucanos e, nas duas últimas eleições, fomos votados em todos os 184 municípios e em Fernando de Noronha, em razão das nossas características que ajudam a elencar para as campanhas eleitorais.

 Entendemos que uma candidatura é forte, quando ela demonstra viabilidade eleitoral e política e identifica a potencialidade consistente do candidato. Ninguém é candidato de si próprio. A viabilidade de uma candidatura se mostra à medida que ela é capaz de apresentar um conjunto de forças que a sustentam, na caminhada compreendida entre a definição dessa candidatura e convenção partidária, passando pela campanha, até o dia da eleição.

       Esperamos, com essas informações, poder ajudar na organização da campanha eleitoral que se inicia agora.

“SOU PATRIOTA 4000”

ORGANIZAÇÃO DE CAMPANHA ELEITORAL 2014

 

I – ORGANIZANDO A CAMPANHA

 

Quando se inicia uma campanha eleitoral, temos que ter o apoio de grupos de pessoas que acreditam na capacidade do candidato de representá-los. A ideia é juntar um número expressivo de pessoas e fazê-lo multiplicar-se. As maiores fontes de pessoas voluntárias serão sempre as famílias, os amigos e os contatos do candidato. Essas pessoas o conhecem e acreditam nele. Não importa se estejam ocupados ou não, sempre acharão algum tempo para ajudar o seu candidato. Por isso, nossas primeiras ações para organizar a campanha eleitoral, para conseguir apoios devem ser sempre a nossa rede de relacionamentos pessoais.

É difícil apresentar uma única forma de organizar uma campanha eleitoral, para isso é importante levar em consideração a realidade de cada região e o grupo de pessoas que desejam ajudar os candidatos. Contudo o seu desempenho vai depender do envolvimento maior ou menor das pessoas envolvidas neste projeto. Todas as eleições à Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas são altíssimos os índices de renovação. Foi muito alto também o número de pessoas que não votaram em nenhum candidato a deputado, nas últimas eleições. A maioria destas pessoas não encontrou entre os candidatos, uma pessoa capaz de representá-la. Em razão disso, é que devemos mostrar ao eleitor pernambucano, as nossas qualidades e, entrar no processo, com grande chance de sairmos vitoriosos.

Para começar a campanha devemos fazer uma lista com todas as pessoas que conhecemos e, manter contato com as mesmas, dizendo quem são os seus candidatos e que eles preenchem todos os requisitos para representar essas pessoas, no posto que ele vai exercer. Monte uma pequena coordenação de campanha, que ajudará no dia a dia da organização e, solicite a todos as pessoas conhecidas que marquem uma reunião com a família, com os amigos e conhecidos para que você possa conversar com essas pessoas e apresentar as propostas dos seus candidatos. Essa reunião domiciliar é superimportante para conhecer o eleitor e vice-versa. Nessa reunião domiciliar, as pessoas perguntam e, querem saber quais as propostas dos candidatos, por isso é importante que você esteja preparado.

Faça um cadastro destas pessoas, com endereços e telefones, bem como, qual a forma que essa pessoa deseja contribuir com a campanha; propostas e sugestões e solicite a cada uma delas, que promovam reuniões similares a que acabou de participar.

Essas reuniões não devem ser seguidas de churrasco, coquetel, etc. As pessoas devem ir a estas reuniões para debater e discutir a melhoria da qualidade de vida na região e o que seus candidatos pensam sobre os problemas da sociedade.

A seguir faça um planejamento da campanha, estabelecendo metas e áreas de concentração da mesma. Às vezes correr de um lado para o outro durante a campanha, não significa ter muitos votos. Concentrar e organizar a campanha é melhor do que ficar correndo todo o Estado ou município, atrás de votos.

Divulgação é uma palavra chave na eleição. Não adianta ser candidato e ninguém saber. Militante não pode ter vergonha de pedir voto e, deve divulgar sempre à campanha. Diante da falta de recursos, a imaginação pode determinar o resultado da eleição. Quantos candidatos que apresentavam campanhas com grandes estruturas perderam a eleição para pessoas que não tinham dinheiro, mas acreditavam em suas ideias. Faça camisas, panfletos, galhardetes, adesivos e tudo mais que for importante para divulgar os seus candidatos…

Hoje com o processo de informatização da eleição, o número do candidato é muito importante. Mais que o nome do candidato o eleitor precisa conhecer o seu número. Na escolha do número tente construir uma identidade que facilite a associação de sua candidatura com o seu eleitor.

Nunca desanime ou desvalorize um voto. Muitos candidatos perdem a eleição porque tiveram menos um voto. Ganhamos a eleição de 1998 com uma diferença de apenas cinco votos. 40.006 e o outro, 40.001. Existem candidatos que desanimam em razão do poder econômico de alguns outros candidatos e por isso, abandonam a disputa. Não se esqueça de que a eleição só acaba com a apuração e que muito material de campanha, galhardetes, panfletos, carros de som, comitês, etc, não são necessariamente sinônimo de voto.

Organize uma agenda com os eventos diários do seu candidato e cumpra sempre toda a agenda no horário. Longas esperas injustificadas pelo candidato ou por seus representantes, podem desanimar os eleitores. Sempre que o candidato ou seu representante não puder ir a um compromisso, avise aos convidados, se possível, com antecedência.

Em cada evento você encontra conhecidos e conhece pessoas conhecidas dos seus candidatos. Essa corrente é um forte condutor de uma campanha, principalmente, proporcional.

Organize comitês familiares – cada eleitor que definir votar nos seus candidatos, peça autorização para colocar uma faixa ou placa em sua casa. Deixe um pouquinho de material com cada pessoa que puder pedir votos para os seus candidatos.

Selecione 70% (setenta por cento) dos bairros, e identifique no mínimo dois representantes em cada um deles, para que os mesmos representem os seus candidatos.

Da mesma forma identifique em cada localidade, nas vilas e povoados do interior dos municípios, pessoas que representem os candidatos, bem como, nas áreas irrigadas e ribeirinhas.

Ande pelo seu bairro, bata de porta em porta em cada rua e peça o voto das pessoas, caminhe na feira, no supermercado, no comércio local, na festa da escola, etc.

Oriente seus candidatos para esquecerem o que os outros candidatos estão fazendo e concentrem suas preocupações na campanha eleitoral. Se os outros candidatos derem comida, materiais de construção, remédio, etc, além de estarem cometendo crime eleitoral, eles não estarão ajudando as pessoas realmente. Toda vez que você encontrar alguém comprando voto denuncie à justiça eleitoral.

        Não esqueça, a campanha começa com a família, que precisa do seu apoio, mas apoio mesmo, e que os familiares se envolvam também com a campanha, só no corpo a corpo.

        Em seguida deve ser feita uma relação dos seus amigos mais próximos bem como, dos candidatos e de outros colaboradores, contendo endereços e telefones, para que se façam contato o mais urgente possível, pedindo apoio para a campanha.

Adotadas essas primeiras providências deve ser montada a coordenação da campanha com os familiares, amigos e simpatizantes.

        Definidos os coordenadores de campanha, devem-se organizar os meios e condições de trabalho, desde o material de campanha, bem como alguma ajuda de custo (se necessário) para se locomoverem.

        Deve ser providenciado o material de campanha para divulgação do nome, do candidato destacando o número, o eleitor vai votar no número e não no nome do candidato.

 

        Repetimos, neste primeiro momento de campanha é muito importante à divulgação do número do candidato, seja por meio de pintura de muros, outdoor, placas, cartazes ou santinhos. Os materiais devem ser distribuídos com os coordenadores de campanha, para que esses possam desenvolver o trabalho de distribuição, em visitas, reuniões e outros eventos.

        Os coordenadores de localidades ficam responsáveis para marcar reuniões, caminhadas, visitas e outros eventos, devendo agendar antes com a coordenação geral do candidato a deputado.

O candidato deve ser firme e manter sempre a sua postura e o seu comportamento do dia-a-dia, mas, não se esquecer de que o eleitor prefere votar e apoiar uma pessoa simples, humilde e popular. A maioria dos eleitores cobra mais atenção dos candidatos. Quando nas caminhadas, comícios, reuniões ou mesmo passando na rua, os candidatos ao encontrar o eleitor, não deve deixar de cumprimentá-lo, se possível pegando na mão. Nunca se esquecer de cumprimentar um só único eleitor. A atenção é fundamental. Da mesma forma que gostamos de atenção, temos que dar atenção.

        Quando o candidato for falar em reuniões ou eventos similares, deve começar por se apresentar, dizendo quem é, com todos os dados e algumas ações sociais, que tenha desenvolvido, em prol do município e da região.

Durante a palavra o candidato deve olhar para todos, não deve se fixar somente numa pessoa. Deve falar um pouco para cada um, depois se movimentar e olhar para todos sentirem a sua presença.

O candidato após ouvir as reivindicações dos moradores daquela comunidade, deve pedir a alguém da coordenação para anotar esses pleitos. Não deixe de registrar todos os pedidos e não diga que não pode fazer nada. Diga que vai encaminhar esses pedidos. Esclareça para as pessoas presentes que tem amizade e um bom relacionamento com algumas pessoas influentes, e que fará um pedido ao órgão competente e depois mandará uma cópia desse pedido, para quem fez a reivindicação.

II – COMUNICAÇÃO NA CAMPANHA

 

        A estratégia de comunicação de uma campanha é fator preponderante para a vitória. O candidato e sua coordenação de campanha devem pensar em como levar a mensagem aos eleitores. Deve conhecer bem quais os principais canais de comunicação que dialogam com a sociedade, os principais interlocutores (jornalistas, radialistas, locutores, blogueiros, formadores de opinião, “fofoqueiros” etc,) dos veículos de comunicação e procurar estratégias de alimentá-los com informações da campanha.

Toda campanha, não importa seu tamanho, precisa de pelo menos uma peça de comunicação simples que transmita a mensagem básica da campanha e mostre ao eleitor quem é o Candidato. Essa peça pode ser distribuída de mão em mão, como mala direta, como press release ou como material do programa de arrecadação de recursos ou de muitas outras maneiras. Um folheto conciso e bem desenhado apresentará sua campanha como uma organização profissional e bem administrada.

O objetivo de seu folheto é simples: fazer com que todos que o leiam se lembrem do candidato e se sintam dispostos a votar nele. Para isso, no folheto tem que fazer três coisas:

Primeiro, que informe ao eleitor sobre o candidato. Inclua uma breve biografia e fotos que o apresentem, de modo positivo. Conte aos leitores sobre a família do candidato, onde ele estudou, trabalha e que aspectos de seu passado o tornam apto ao cargo que disputa.

Segundo, diga qual é a mensagem da campanha e porque o eleitor deve votar no Candidato. Essa mensagem deve ser apresentada em tudo que a campanha faz, do telemarketing aos discursos.

Por último, oriente o eleitor como obter mais informações sobre a campanha e como fazer contato com você. Muita gente vai dar uma olhada na peça e jogá-la fora. Alguns, contudo, vão querer mais informações e talvez queiram participar da campanha.

ELEMENTOS DE DESIGN

 

Muitos dos eleitores que recebem o folheto, simplesmente vão dar uma olhada de relance antes de jogá-lo fora. Nesse “relance”, examinarão a frente e talvez olhem o verso ou o miolo, se for o caso. Preparem-se para ambas as hipóteses.

Ponha na capa ou na frente, o nome e o número do candidato, sua foto e o slogan de campanha. Para os que vão olhar o miolo ou o verso, use manchetes grandes, fotolegendas, palavras de ordem.

Alguns eleitores, no entanto, vão estudar sua peça de comunicação em profundidade. Para esses, inclua informações adicionais sobre as manchetes, nos trechos sobre a plataforma de campanha e sobre a biografia do Candidato.

A chave está em manter a simplicidade. Esta peça de comunicação pode ser usada em muitas situações; faça com que ela seja fácil de ler, agradável à vista e impressa profissionalmente. Com alguma criatividade e muito trabalho, esse material será um grande embaixador de sua campanha.

MATERIAL PROMOCIONAL

 

À medida que se aproxima a eleição, cartazes, faixas e santinhos começam a surgir em todos os cantos. Às vezes funcionam. São fáceis de lembrar e têm impacto. Outras vezes, no entanto, as campanhas perdem dinheiro em materiais difíceis de ler, difíceis de lembrar ou que não atingem o alvo.

PROPÓSITO DOS CARTAZES

 

Esse tipo de material serve para uma coisa: aumentar a identificação do nome do Candidato. A colocação estratégica dos cartazes, expondo o nome do Candidato repetidas vezes, eleva o índice de percepção de sua campanha na mente dos eleitores.

O QUE COLOCAR NOS CARTAZES

 

O principal erro no design de um cartaz é querer enfiar o máximo possível de informações numa peça que será vista num relance, em movimento e à distância. A única informação necessária para esse material é a identidade do Candidato. Sua foto, seu nome e seu número. O TSE exige que na propaganda política a coligação e os partidos assinem as peças (nas majoritárias, todos os partidos sob a mesma coligação; nas proporcionais, apenas o partido do candidato). É claro que um slogan bem posicionado e que realmente sintetize em três palavras a plataforma da campanha pode ajudar.

 

ADESIVOS, BOTTONS, ETC.

 

As campanhas de adesivação devem ser planejadas com cuidado, já que os materiais não são baratos. A grande virtude dos adesivos é mostrar a adesão (sem trocadilho) do eleitorado à sua candidatura. Em pequenas eleições, isso é ainda mais importante. A visão explícita do volume de veículos (ou eleitores, no caso dos bottons) que assumem de público a opção pelo Candidato influi sobre o voto dos indecisos. Adesivos e bottons mostram o ímpeto e o vigor da campanha.

 

Devem ocorrer no mínimo três campanhas de adesivação: no começo, no meio e no fim da campanha.

 

Adesivos, bandeiras e bottons são as únicas peças de propaganda permitidas pelo TSE no dia das eleições.

MARKETING DIRETO

 O marketing direto é uma das ferramentas mais importantes numa campanha, principalmente se for do estado. O eleitor é alcançado de forma eficaz e econômica.

MALA DIRETA: PRENDA A ATENÇÃO DO ELEITOR

 

Lembre-se, sua mala direta estará concorrendo não só com as das outras candidaturas, mas também com toda a propaganda dirigida da praça. Para que sua mala direta não vá para o lixo com o folheto do supermercado, ela tem que se destacar.

 

Grandes títulos e subtítulos podem comunicar a essência da plataforma da campanha. Elementos gráficos pertinentes e chamativos retêm o olhar e textos concisos e elucidativos satisfazem o interesse daqueles que se detiveram a ler.

 

O texto é importante, especialmente para a imprensa, mas o mais importante para o eleitor é o visual. Imagens e fotografias poderosas, aliadas a um esquema de cores dinâmico, podem conduzir o eleitor para o texto. Não pode haver nada de amador nessa peça. O profissionalismo de sua execução reflete o espírito da campanha.

TELEMARKETING

 Um banco de telefones é essencial em qualquer campanha. O que se discute é se a campanha deve contratar serviços profissionais de uma empresa de telemarketing ou se deve ter um sistema interno.

A melhor resposta é uma combinação dos dois. Algumas operações, como pesquisas por telefone, são mais bem realizadas por profissionais e só devem ser assumidas pela campanha sob a supervisão e o treinamento mais estritos. Mas é importante ter uma operação interna para atender tarefas vitais que só podem ser desempenhadas pela campanha, como telefonemas aos destinatários da mala direta, programas intensivos de arrecadação de recursos, preparação dos giros do Candidato, etc.

A AGENDA DA CAMPANHA

 A agenda do Candidato é uma das últimas coisas que se fazem numa campanha. Não é tão bacana quanto fazer peças de TV ou tão excitante quanto montar um comício. No entanto, a agenda da campanha é um dos processos mais importantes da campanha moderna.

TEMPO: OS RECURSOS MAIS IMPORTANTES DA CAMPANHA

 O tempo é escasso, independente do tamanho da campanha. A agenda distribui o tempo do Candidato (e às vezes do pessoal chave da campanha) pelos diversos eventos, atividades de arrecadação e outras exigências. E, como há tantas exigências sobre o tempo do Candidato, um bom agendamento pode significar o sucesso ou o fracasso de uma campanha.

 

A FIGURA DO AGENDADOR

 Toda campanha necessita de uma pessoa que se encarregue da agenda. Isso não pode ser feito por um comitê, ou a cada dia por um membro da equipe diferente, ou pelo próprio Candidato. Essa pessoa pode ter outras funções na campanha. Pode ser um voluntário ou um membro da equipe. Mas o que importa é que somente uma pessoa seja responsável pela agenda do Candidato.

Quando mais de uma pessoa cumpre esse papel, as coisas podem ficar confusas e o candidato ser super ou subprogramado. Ninguém responde definitivamente pelo tempo e não há ninguém que saiba dizer onde está o candidato num momento de crise. Para ter um agendamento eficiente, é preciso nomear uma única pessoa responsável pela agenda.

O agendador é responsável pelo calendário oficial da campanha, que lista os eventos a que o candidato se comprometeu em comparecer, assim como outros blocos de tempo reservados para que o Candidato realize tarefas específicas. Todas as exigências sobre o tempo do candidato (internas e externas) devem ser dirigidas ao agendador, que é a única pessoa da campanha responsável por aceitar ou recusar convites e pedidos.

 

ESTABELEÇA OBJETIVOS

 Uma campanha estabelece objetivos. A estratégia e as táticas da campanha são concebidas para alcançar esses objetivos. É função de o agendador garantir que o candidato use seu tempo para favorecer a realização desses objetivos. O agendador é um membro importante da equipe de campanha e deve conhecer muito bem a estratégia da campanha, o eleitorado e o próprio candidato. Convites e pedidos de audiência não devem ser aceitos ao acaso. Cada bloco de tempo deve ser agendado de modo a favorecer os objetivos e a estratégia da campanha.

NUNCA SE SABE DEMAIS

 A pessoa escolhida para ser o agendador da campanha deve ser detalhista e muito bem organizada. Deve inteirar-se de todos os detalhes dos eventos para os quais o candidato é convidado. Não só o básico, como quem o está promovendo, onde e quando, mas outros dados como quem serão os outros oradores e qual o formato do evento. Toda essa informação deve ser arquivada e organizada para que o Candidato saiba exatamente o que esperar de cada evento.

AGENDAMENTO PROATIVO

 Além de responder a convites e pedidos de audiência por parte da equipe, dos partidários ou da imprensa, o agendador tem que ser proativo, isto é, deve ajudar a procurar oportunidades para que o candidato use seu tempo eficazmente, favorecendo os objetivos da campanha.

RELAÇÃO COM A IMPRENSA

 Com as limitações impostas pelo TSE aos programas gratuitos de rádio e TV, especialmente para os candidatos proporcionais, muitas vezes a única maneira de fazer sua mensagem chegar ao eleitorado é através da imprensa.

É claro que é difícil obter a cobertura da mídia, especialmente quando há candidaturas mais poderosas disputando espaço. Mas dá para fazer, com alguma engenhosidade e muito trabalho.

III – PLANEJAMENTO DA CAMPANHA

 

– Determine a área de ação onde o candidato é forte e tenha muitos amigos e identifique a melhor forma de atingir o eleitor;

 

– Escolha as áreas onde pode avançar, identifique lideranças locais e estabeleça alianças;

 

– Deve ser criado um tema e uma marca para a campanha, pode ser uma frase simples e direta;

 

– Deve ser elaborado um programa de trabalho da campanha e o coloque para os eleitores;

 

– Deve ser dada ampla divulgação da campanha, para que as pessoas saibam que realmente é candidato;

 

– É importante mandar pintar muros (se for pintar) em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas, fazer santinhos e cartazes. Porém a grande arma de divulgação ainda é fazer o porta a porta, falar com o eleitor olhando nos olhos e pedir o voto;

 

– Dá visibilidade a campanha. Nenhum conhecido ou familiar pode encontrar com o candidato e não saber que ele é candidato;

 

– Durante os primeiros 45 dias, o candidato tem que trabalhar a sua imagem, mostrar para todos que é candidato;

 

– O candidato deve se reunir com a sua coordenação e discutir como vai divulgar a sua campanha, até o final;

 

– No final da campanha, organize uma grande equipe de “colaboradores” de preferência aqueles que se envolveram durante a campanha. Muitos eleitores definem seu voto de ultima hora;

 

– Se o candidato tiver uma boa votação concentrada em algum local do município, deve ficar lá a partir das 7:00 horas da manhã. O eleitor vai garantir o voto do candidato sentindo a presença dele “ao vivo”;

 

E não esqueça que além do candidato, o eleitor tem que ter o seu número. A eleição é numérica, na hora de votar, o eleitor vai votar no número. Então todo o material de divulgação deve obrigatoriamente vincular o nome e número. A pior coisa que o candidato pode ouvir do eleitor após as eleições “eu ia votar no candidato tal, mas não sabia o número”.

 

IV – ESTRATÉGIAS DA CAMPANHA

 

O candidato deve começar a sua campanha pelo seu município. Faça uma panfletagem nos principais bairros, uma caminhada de casa em casa, uma visita a mais. Um retorno a um eleitor já visitado, um telefonema que é um candidato pedindo apoio. Usando de todos esses argumentos, podem com certeza garantir a eleição.

 

Para que o tempo do candidato, que será escasso, seja bem aproveitado é fundamental que organize e planeje a campanha. Como já dissemos, deve ter uma agenda.

 

A principal função da agenda é contribuir para que o candidato ocupe espaços. Esteja na hora certa, no local certo, sempre com as pessoas certas. O candidato deve ter sua agenda totalmente preenchida lembrando-se das datas de festas nos bairros, aniversários, eventos sempre que o candidato estiver em algum lugar, ele tem a possibilidade de encontrar um conhecido e o mesmo lhe apresentar outro conhecido. Assim a corrente está feita.

 

Organize a agenda por bairros, se marcar com alguém na parte da manhã em determinado bairro, dê preferência o restante daquela parte do dia no mesmo bairro ou em um bairro vizinho.

 

Organize comitês familiares e de amigos, se transformar cada casa de um eleitor em um comitê, imagine no final da campanha, quantos comitês terá. É muito importante que esses comitês tenham uma faixa, uma bandeira ou um muro pintado com o nome do candidato e uma pequena quantidade de material de divulgação.

 

Organize caminhadas e visitas pelos bairros, é importante fazer o corpo a corpo, o eleitor gosta de ver, falar e cumprimentar o candidato, peça voto e deixe um panfleto. Peça para colocar um adesivo na janela, se o eleitor permitir, volte e coloque o adesivo.

 

Organize o pessoal para o dia “D”. Esse trabalho começa às 7:00 horas da manhã ou antes. Ter colaboradores conhecidos do bairro é fundamental, liste todos os nomes das pessoas que se envolveram na campanha e que propõe ser colaboradores no dia. As mesmas tem que assumir um compromisso de tentar conseguir votos dos familiares e de amigos antes mesmo do dia das eleições. As pessoas que vão colaborar tem que votar no bairro onde mora, porque tem facilidade de conseguir o voto.

 

V- AGENTES MULTIPLICADORES DE VOTO

 

Deve ser feita uma relação de 100 pessoas, incluindo em primeiro lugar os familiares e em seguida os amigos mais próximos. Essas pessoas terão um significado especial para o sucesso da campanha, pois terão a responsabilidade de conseguir cada uma 05 pessoas que se comprometem em apoiar e votar no candidato. Durante a campanha essas 100 pessoas deverão sempre serem contatadas por telefone, bem como que esta lista seja distribuída com todas as 100 pessoas, para que elas possam manter contato. As cinco pessoas que podem ser identificadas devem ser visitadas. Por último, o candidato a deputado deve enviar carta a cada uma dessas pessoas agradecendo o apoio a candidatura.

 

VI – CONSELHO PARA PRATICAR A CAMPANHA

VI – CONSELHOS PARA COLOCAR EM PRÁTICA DURANTE A CAMPANHA

 

– Não discutir com pessoas embriagadas. Perde-se o tempo e o bom humor;

 

– Não faltar ou chegar atrasado aos compromissos agendados. O eleitor perde a confiança e a pessoa que organizou o encontro, perde o entusiasmo;

 

– Não prometer coisas absurdas, muitas vezes o eleitor finge-se de bobo, mas não é;

 

– Não fazer demagogia com clubes de futebol, religião e outros segmentos.  Afinal de contas você quer o voto de todos para seu candidato, não só da torcida do flamengo ou dos católicos;

 

– Não tente queimar outros candidatos, trabalhe em cima das propostas do seu candidato, a vida interna dos outros não lhe interessa e nem renderá votos;

 

– Se o voto que você pediu é de outro candidato do partido, especialmente se for da mesma coligação, parabenize o eleitor pela escolha e corra atrás dos indecisos que são maioria até a véspera das eleições.

 

VII – ESTRUTURA MATERIAL DE CAMPANHA

Para o bom funcionamento do Comitê Eleitoral, necessitamos de recursos humanos e materiais; estrutura para reuniões e material de publicidade, dentre outros.

 

COMITÊS – ESTRUTURA

 

  1. Móveis, utensílios, geladeira.
  2. Computador, notebooks, pendrives, etc.
  3. Projetor ou TV;
  4. Tela de Projeção;
  5. Caixa de som amplificada;
  6. Microfones
  7. Suprimento: Lanche, água, refrigerantes, etc.
  8. Telefone

 

MATERIAL DE PUBLICIDADE

 

  1. Santinhos;
  2. Cartazes para fixação em residências;
  3. Minidoor para cavaletes;
  4. Minidoor e banners para fixação em residências e próximo às seções eleitorais;
  5. Bandeiras fixadas em pés de concreto apropriados;
  6. Plotagem de veículos;
  7. Adesivos para portas, carros e motos;
  8. Praguinhas;
  9. Camisetas.

VEÍCULOS DE PUBLICIDADE

  1. Carros ou motos de som (8 às 22 horas);
  2. Carros para mobilidades e distribuição de material e pessoal,
  3. Vídeo para apresentação do candidato;
  4. Vídeo-apresentação com depoimentos sobre as ações do candidato.
  5. Distribuição de DVD’s com vídeo-apresentação;
  6. Livros, jornais e folhetos, com as ações realizadas pelo candidato;
  7. Publicação de folhetos com programas de ações futuras;
  8. Pinturas em muros;

 

CAMPANHA DO DIA A DIA

 

  1. Contratação de coordenador e auxiliares.
  2. Contratação de produtor para áudios e vídeos;
  3. Contratação de cabos eleitorais;
  4. Controle no abastecimento dos veículos contratados;
  5. Pessoal e logística para distribuição de banners e bandeiras;
  6. Gonzaguetes – pessoal que irá distribuir santinhos, folders e afixar cartazes, no porta-a-porta e caminhadas diárias;
  7. Pessoal para recepção e manutenção no Comitê;
  8. Pessoal para atuar nos Distritos e Zonas Rurais;
  9. Outros profissionais – eletricistas; equipe de som; locutor; porta bandeiras; distribuidores e coletores de bandeiras, etc;

 

ESTRUTURA PARA COMÍCIOS

 

  1. Carros de Som e Palco;
  2. Extensão elétrica (lâmpadas espaçadas para iluminação da área);
  3. Licença – Comunicado às autoridades para os comícios (Justiça Eleitoral; Policia Federal; Policia Civil e Polícia Militar)
  4. Solicitação á Celpe, para ligação de UC Provisória;
  5. Fixação de material de publicidade: bandeirolas, cartazes e banners;
  6. Decoração de ambiente;
  7. Foguetes, bombas e girandolas, canhão de luzes, etc;
  8. Data show, telão, etc;

 

VOTAÇÃO DE GONZAGA PATRIOTA

Por municípios e regiões

VOTAÇÃOPARA DEPUTADO

1982, 1986,1994, 1998, 2002,2006 e 2010.

 

 

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

ITEM MUNICÍPIO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Petrolina 3.341 5.887 4.403 4.344 17.852 19.451 30.737
02 Dormentes 727 416 1.951 1.399 1.845
03 Afrânio 1.334 700 46 53 478 6.609 1.146
04 Lagoa Grande 925 1,433 1.303 2.573
05 Orocó 28 1.021 34 33 64 72 147
06 Stª. Mª B.Vista 1.665 1.278 1.660 985 688 1.526 1.494
07 Cabrobó 1.387 950 167 137 420 316 7.446
08 Belém S. Francisco 521 190 150 152 102 1.377 2.638
09 Floresta 33 514 34 212 155 356 321
10 Carnaubeira da Penha 0 0 5 198 23 68 123
11 Itacuruba 363 0 12 19 79 15 60
12 Jatobá 0 0 0 6 7 15 55
13 Petrolândia 10 370 199 33 92 112 153
14 Tacaratu 0 67 13 36 9 52 77

TOTAL

8.682 10.977 7.450 7.549 23.353 32.671 48.811

 

 

 

 

SERTÃO DO ARARIPE

ITEM

MUNICÍPIO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Araripina 0 1.151 1.946 878 1.335 531 2.429
02 Ouricuri 2.563 1.295 799 657 571 458 730
03 Trindade 51 384 2.039 588 295 137 114
04 Ipubi 14 689 214 341 918 117 167
05 Granito 33 10 135 5 1
06 Moreilândia 4 13 15 13 10 29
07 Exú 67 325 100 73 239 127
08 Santa Cruz 199 75 1.752 365 398
09 Bodocó 19 156 80 41 120 74 335
10 Santa Filomena 90 238 221 1.550
  TOTAL 2.718 3.675 5.648 2.795 5.450 2.157 5.879

 

SERTÃO CENTRAL

ITEM

MUNICÍPIO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Cedro 366 58 108 183 77 53
02 Mirandiba 90 653 122 154 151 265 623
03 Parnamirim 42 896 412 435 264 181 4.925
04 Salgueiro 5.683 4.566 6.385 5.422 6.920 9.258
05 Serrita 162 174 92 115 104 143 297
06 Verdejante 39 342 563 584 467 702 283
07 Terra Nova 64 121 80 167 92 110 127
08 São José do Belmonte 27 398 93 74 189 204 288

 

TOTAL 424 8.633 5.986 8.022 6.872 8.602 15.854

 

 

 

 

SERTÃO DO MOXOTÓ/PAJEÚ

ITEM

MUNICÍPIO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Arcoverde 52 399 722 996 681 973 1.773
02 Ibimirim 0 0 29 30 39 302 121
03 Sertânia 265 2.377 1.733 4.098 6.078 7.784 7.856
04 Custódia 0 167 125 94 142 454 333
05 Betânia 0 0 4 15 21 73 45
06 Iguaraci 28 0 12 30 310 1.285 159
07 Afogados da Ingazeira 49 545 219 301 3.553 5.234 6.000
08 Carnaíba 6 71 42 1.367 1.698 5.162 712
09 Quixaba 0 0 0 0 34 503 60
10 Flores 73 433 34 63 120 424 104
11 Triunfo 9 668 14 19 56 139 32
12 Stª Cruz Baixa Verde 0 0 12 16 23 78 82
13 Serra Talhada 30 717 112 1.663 590 2.495 2.481
14 Calumbi 0 86 15 34 32 154 60
15 Tabira 8 0 69 40 140 202 278
16 Santa Teresinha 24 174 28 202 07 114 31
17 Brejinho 16 0 10 2 02 96 156
18 Itapetim 225 610 83 58 66 4.224 5.037
19 São José do Egito 194 1.404 209 240 92 4.695 7.855
20 Tuparetama 0 214 16 57 14 504 265
21 Ingazeira 7 179 7 8 46 84 86
22 Inajá 0 48 7 0 4 100 82
23 Venturosa 0 0 2 4 28 10 44

TOTAL

986 8.092 3.504 9.337 13.776 35.089 33.652

 

 

 

 

 

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFRE

ITEM

MUNICÍPIO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Abreu e Lima 7 0 22 67 72 174 98
02 Cabo Stº Agostinho 0 0 18 260    159 107 108
03 Camaragibe 21 73 51 113    122 139 168
04 Igarassu 0 182 8 152 41 83 68
05 Ipojuca 4 0 12 21 22 149 41
06 Ilha de Itamaracá 0 32 9 14 28 113 18
07 Itapissuma 0 0 0 8 18 16 11
08 Jaboatão Guararapes 105 236 323 499 826 762 963
09 Moreno 20 0 60 74 60 62 49
   10 Olinda 70 314 239 639 517 749 722
   11 Paulista 28 0 135 313 313 514 449
   12 Recife 517 1.908 1.556 2.824 2.733 3.244 3.307
   13 São Lourenço da Mata 17 0 22 35 38 46 61
  TOTAL 789 2.745 2.455 5.019 4.949 6.158 6.063

 

 

REGIÃO DO AGRESTE E ZONA DA MATA

ITEM MUNICÍPIO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Agrestina 0 845 4 9 2 41 12
02 Água Preta 0 0 2 2 210 135 51
03 Águas Belas 0 846 1 11 16 220 200
04 Alagoinha 0 0 6 2 8 67 39
05 Aliança 7 0 29 21 13 20 8
06 Altinho 0 0 16 13 5 14 4
07 Amaraji 0 0 19 4 3 5 12
08 Angelim 0 0 2 2 6 7 17
09 Araçoiaba 0 0 0 3 4 8 6
10 Barra de Guabiraba 0 0 13 1 0 4 6
11 Barreiros 0 0 23 32 19 72 41
12 Belém de Maria 0 0 1 2 1 8 3
13 Belo Jardim 0 0 15 34 39 90 72
14 Bezerros 0 0 54 149 138 271 503
15 Bom Conselho 0 0 7 27 19 29 48
16 Bom Jardim 0 0 3 9 7 212 39
17 Bonito 0 0 2 3 42 31 89
18 Brejão 0 0 7 8 11 15 22
19 Brejo da M. Deus 0 0 11 73 8 134 17
20 Buenos Aires 0 0 0 1 2 1 7
21 Buíque 0 0 13 44 213 231 222
22 Cachoeirinha 0 0 4 6 4 7 3
23 Caetés 0 0 7 1 15 23 68
24 Calçado 0 0 2 1 3 27 13
25 Camocim de S.Félix 0 0 3 4 2 20 14
26 Camutanga 0 0 1 13 3 24 18
27 Canhotinho 0 0 8 7 23 11 146
28 Capoeiras 0 0 7 8 4 24 4
29 Carpina 10 0 150 81 75 131 92
30 Caruaru 69 0 291 325 612 654 489
31 Casinhas 0 0 0 4 16 33 15
32 Catende 0 0 9 19 13 43 53
33 Chá de Alegria 0 0 0 2 1 8 4
34 Chã Grande 0 0 29 5 4 6 3
35 Condado 0 0 3 6 4 36 8
36 Correntes 0 0 6 2 6 18 15
37 Cortes 0 0 107 6 5 2 14
38 Cumaru 0 0 0 0 2 15 16
39 Cupira 0 35 9 1 15 37 16
40 Escada 0 0 79 126 100 30 71
41 Feira Nova 0 0 45 25 19 38 13
42 Fdo de Noronha 0 0 0 0 0 21 34
43 Ferreiros 0 0 0 8 3 28 5
44 Frei Miguelinho 0 0 20 21 373 60 39
45 Gameleira 0 0 3 28 44 20 24
46 Garanhuns 22 95 580 386 360 649 1.167
47 Glória do Goitá 0 0 7 4 13 44 32
48 Goiana 0 0 18 250 63 143 107
49 Gravatá 35 42 256 107 115 104 141
50 Iati 0 0 1 1 7 113 341
51 Ibirajuba 0 0 1 19 0 7 2
52 Itaíba 0 43 5 3 11 29 86
53 Itambé 0 0 9 20 13 25 24
54 Itaquitinga 0 0 0 0 03 5 10
55 Jaqueira 0 0 0 19 2 3 6
56 Jatauba 0 0 0 0 1 16 6
57 João Alfredo 0 0 1 14 4 76 216
58 Joaquim Nabuco 0 0 1 2 0 9 4
59 Jucati 0 0 3 6 4 21 25
60 Jupi 0 0 29 87 35 53 406
61 Jurema 0 0 0 4 10 5 0
62 Lagoa de Itaenga 0 0 1 2 6 5 11
63 Lagoa do Carro 0 0 7 0 14 9 27
64 Lagoa do Ouro 0 0 2 7 3 5 10
65 Lagoa dos Gatos 0 0 0 0 1 13 25
66 Lajedo 0 0 15 16 37 105 54
67 Limoeiro 0 0 68 40 44 86 46
68 Macaparana 0 0 7 1 10 21 32
69 Machados 0 0 1 2 1 2 16
70 Manari 0 0 0 0 5 9 64
71 Maraial 0 0 19 4 8 2 10
72 Nazaré da Mata 11 0 19 7 14 19 33
73 Orobó 0 0 3 0 24 161 93
74 Palmares 12 0 55 96 100 181 146
75 Palmeirina 0 0 0 1 2 11 40
76 Panelas 0 0 0 0 2 47 42
77 Paranatama 0 0 3 5 1 5 3
78 Passira 0 0 8 7 41 14 8
79 Paudalho 0 0 64 91 55 38 29
80 Pedra 0 0 30 22 15 50 55
81 Pesqueira 0 58 135 58 84 127 476
82 Poção 0 41 14 4 14 40 53
83 Pombos 0 21 18 5 115 21 28
84 Primavera 0 0 6 2 5 1 6
85 Quipapá 0 0 18 9 7 71 82
86 Riacho das Almas 0 31 2 2 14 18 8
87 Ribeirão 0 26 21 18 17 31 19
88 Rio Formoso 0 0 27 12 39 39 31
89 Sairé 0 0 13 4 6 16 15
90 Salgadinho 0 0 1 0 1 4 1
91 Saloá 0 0 24 10 4 14 7
92 Sanharó 0 0 11 3 20 19 31
93 Stª Cruz do Capibaribe 0 0 1 26 34 66 117
94 Stª Maria do Cambucá 0 0 2 10 22 29 19
95 São Benedito do Sul 0 0 8 4 1 1 3
96 São Bento do Una 0 0 23 52 28 53 69
97 São Caetano 15 0 39 38 42 137 94
98 São João 0 0 24 23 15 54 46
99 São Joaquim do Monte 0 0 0 12 3 19 16
100 S. J. da Coroa Grande 0 0 8 12 14 24 15
101 São Vicente Ferrer 0 0 0 10 08 12 9
102 Sirianhaém 0 0 7 13 16 11 13
103 Solidão 0 74 5 2 41 35 34
104 Surubim 13 39 71 182 589 1.421 259
105 Tacaimbó 0 0 43 4 1 11 4
106 Tamandaré 0 0 0 5 19 2 14
107 Taquaritinga do Norte 32 0 14 74 7 62 21
108 Teresinha 0 0 2 8 8 1 12
109 Timbaúba 0 0 50 67 45 56 28
110 Toritama 0 0 3 6 35 34 36
111 Tracunhaém 0 0 29 3 3 94 29
112 Tupanatinga 0 0 2 13 3 27 20
113 Vertente do Lério 0 0 0 8 21 7 7
114 Vertentes 8 26 83 75 148 111 977
115 Vicência 0 0 2 4 3 24 11
116 Vitória de S. Antão 15 45 284 104 110 253 180
117 Xexéu 0 0 0 5 1 15 36
  TOTAL 249 2.267 3.214 3.259 4.490 7.975 8.740

 

RESUMO

 

ITEM

REGIÃO 1982 1986 1994 1998 2002 2006 2010
01 Sertão São Francisco 8.682 10.977 7.450 7.549 23.353 32.671 48.811
02 Sertão do Araripe 2.714 3.675 5.648 2.795 5.450 2.157 5.879
03 Sertão Central 424 8.633 5.986 8.022 6.872 8.602 15.854
04 Sertão Moxotó/Pajeú 986 8.092 3.504 9.337 13.776 35.089 33.652
05 Região Metropolitana 789 2.745 2.455 5.019 4.949 6.158 6.063
06 Região do Agreste e Zona da Mata 249 2.267 3.214 3.259 4.490 7.975 8.740

 

TOTAL 15.844 36.389 28.257 35.981 58.890 92.652 118.999

 

VOTAÇÃOPARA PREFEITO EM PETROLINA

2000/2004/2008

ITEM LOCALIDADE 2000 2004 2008
1 Agrov. Massangano 18 177 220
2 Alto do Cocar 40 322 486
3 Antonio Cassimiro 15 187 275
4 Areia branca 524 3.152 3.763
5 Atalho 10 76 139
6 Atrás da Banca 61 478 790
7 Baixa Alegre 12 118 180
8 Bebedouro 24 365 420
9 Bom Jardim
10 Caatinguinha 18 174 214
11 Caititu 16 146 304
12 Caminho do Sol 75 373 432
13 Capim 97 120
14 Carneiro 05
15 Centro 510 2.759 2.918
16 Cohab Massangano 375 2.287 2.588
17 Cohab VI 26 304 544
18 Cosme e Damião 59 362 382
19 Cristália 50 102 165
20 Cruz de Salinas 08 89 160
21 Dom Avelar 36 465 713
22 Federação 01
23 Fernando Idalino _ 101 411
24 Gercino Coelho 308 1.578 2.992
25 Henrique Leite 14 227 286
26 Izacolândia 95 778 595
27 Jardim Amazonas 121 883 937
28 Jardim Maravilha 313 1.687 1.069
29 Jardim São Paulo 80 849 1.019
30 João de Deus 233 1.235 1.505
31 José e Maria 428 2.879 3.415
32 Lajedo
33 Loteamento Recife 90 508 597
34 Mandacaru
35 Maria Auxiliadora
36 Maria Tereza 05 116 209
37 Nova Descoberta 16 628 712
38 Ouro Preto 119 733 994
39 Palhinhas 19 645 630
40 Pau Ferro 23 191 256
41 Pedra Linda 38 136
42 Pedrinhas 04 66 168
43 Pedro Raimundo 70
44 Pereiro
45 Poço da Cruz 03 30 91
46 Ponta da Ilha
47 Ponta da Serra 04 82 85
48 PSNC 246 2.745 4.534
49 Quati 78 721 790
50 Rajada 50 1.424 970
51 Rio Corrente 51 479 827
52 Rio Jardim 02 57 103
53 Roçado 39 119 134
54 Santa Luzia 65 722 1.078
55 São Gonçalo 183 1.478 1.735
56 São José 136 879 1.017
57 Satisfeito 03
58 Serrote do Urubú 12 158 301
59 Simpatia 03 83 93
60 Tapera 03 36 172
61 Uruás 20 193 380
62 Vale do Grande Rio 40 494 613
63 Vila Caroá 04 82 125
64 Vila Eduardo 210 1.519 1.639
65 Vila Marcela 28 218 334
66 Vila Mocó 200 772 493
     TOTAL   5.166 37.460 46.752

 

 

CALENDÁRIO ELEITORAL

10 a 30 junho 2014 Devem ser realizadas as convenções para a escolha dos candidatos.
10 junho a 6 agosto Período da nomeação dos membros das Mesas Receptoras.
5 julho de 2014 Data limite para os registros dos candidatos, pelos partidos ou coligações.
6 julho 2014 Passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral.
15 julho a 21 agosto Período para se habilitar ao voto em trânsito.
6 agosto 2014 Último dia para o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral requerer a segunda via do Título de Eleitor.
19 agosto 2014 Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.
6 setembro 2014 Data que será divulgado pela Justiça Eleitoral o relatório dos recursos em dinheiro recebidos pelos partidos políticos para financiamento da campanha eleitoral.
25 setembro 2014 Último dia para o eleitor requerer a segunda via do Título Eleitoral dentro do seu domicílio eleitoral.
2 outubro 2014 Último dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios

3 outubro 2014 Último dia para divulgação paga de propaganda eleitoral.
4 outubro

2014

Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e 22 horas

Último dia, até às 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade

5 outubro 2014 Primeiro turno.

 

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Atividades
Gonzaga Patriota intensifica agenda no recesso parlamentar para agradecer votos e escutar demandas

De vento em popa: o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou a colocar os pés na estrada. O parlamentar está aproveitando o recesso para agradecer os votos recebidos nas últimas eleições. Neste quinta-feira (20), passou por Santa Maria da Boa Vista; Itacuruba; Floresta; Belém do São Francisco e Petrolina. Em Santa Maria da Boa Vista, Patriota se reuniu com os ex-prefeitos Rogério Júnior e Eliane Costa e com o atual Humberto Mendes. Na ocasião, se colocou à disposição para continuar ajudando o município com suas emendas. Em seguida, Gonzaga Patriota, juntamente com o deputado estadual Rodrigo Novaes, recebeu o título de cidadão de Itacuruba. O objetivo foi reconhecer os relevantes serviços prestados por Patriota ao município e pela sua atuação exemplar na vida pública. Dando continuidade aos compromissos, o socialista passou por Floresta e, ao lado de Sandro de Pocinhos, agradeceu os votos recebidos nessa localidade. Após, seguiu para Belém do São Francisco onde participou de uma reunião com os vereadores Joselito Nogueira e Dorgival do Riacho Pequeno; o líder político Dr. Luiz Henrique, médico de Salgueiro do Hospital Pronto Socorro São Francisco, vários empresários e gerentes dos bancos instalados na cidade. O intuito do encontro foi solicitar o empenho do deputado para conseguir a pavimentação da PE que liga Belém do São Francisco ao Trevo do Ibó, ao todo são 40 km de estrada. O socialista informou que vai trabalhar para atender essa demanda e tentar conseguir uma emenda de bancada. Nesse trecho se encontra a Agrodan, a maior exportadora de mangas do Brasil e a segunda maior do mundo. Encerrando as atividades do dia, Patriota participou da confraternização da Gerência Regional de Educação (GRE). A festa aconteceu no Restaurante da orla de Petrolina e serviu para reunir todos os gestores e professores das escolas do Submédio do São Francisco, sob gerência da professora Anete Ferraz. Neste ato, Patriota registrou que Pernambuco é o Estado com a maior educação do país.

Atividades
Gonzaga Patriota será o entrevistado do Programa Palavra Aberta

Na próxima segunda-feira (17), o deputado federal Gonzaga Patriota estará participando do programa Palavra Aberta, na TV Câmara, às 07h30. Na ocasião, o parlamentar irá relembrar os 30 anos da Constituição Brasileira. Palavra Aberta O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara. segunda a sexta, às 7h30 e às 8h. Reprises: segunda a domingo, às 13h30 e segunda a sexta 21h.

Atividades
Gonzaga Patriota recebe maior honraria da Marinha do Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também o Dia do Marinheiro. As medalhas foram destinadas a congratular aqueles que, de alguma maneira, tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. A comenda foi criada em 1957. Além de Gonzaga Patriota, outras personalidades civis e militares, além de instituições, foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.