Controladores de trânsito em Boa Viagem a partir de hoje
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Seis meses após dar início ao projeto Bairro Legal – por meio do qual recebeu uma série de ações para melhoria de suas condições de mobilidade -, o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, passa a contar, esta segunda, com mais um apoio para minimizar os engarrafamentos diários: o trabalho de 114 orientadores de trânsito. Eles atuarão em 22 cruzamentos das avenidas Boa Viagem, Engenheiro Antônio de Góes, Conselheiro Aguiar, Engenheiro Domingos Ferreira, Herculano Bandeira e Visconde de Jequitinhonha. Agora, já são 320 orientadores na cidade, devendo chegar a 372 até maio.
O fluxo de veículos nas seis vias onde os novos profissionais estarão dispostos é de aproximadamente 230 mil veículos por dia. A maioria vem com experiência de outras avenidas onde já executa o serviço: a Agamenon Magalhães, Norte, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Parnamirim, Recife e Mascarenhas de Morais.
Embora sem o poder de aplicar multas, eles têm conseguido melhorar a fluidez do tráfego onde atuam, segundo a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira. “Em Boa Viagem, essa abordagem educativa deverá ser tão positiva quanto temos observado nos outros pontos, onde a população tem aceitado e colaborado com as equipes e o tempo de solução das ocorrências diminuiu significativamente”, afirma.
Uma das principais interferências dos orientadores tem sido sobre o fechamento de cruzamentos, infração que acaba provocando grandes retenções e que ainda conta com a incompreensão de muitos motoristas, os quais mostram irritação ao ser parados em frente ao sinal verde. Muitos pedestres têm elogiado a atuação dos profissionais que os ajudam a atravessar as avenidas.
Entre as reclamações, a de que alguns apitam muito, confundindo os motoristas e de que outros não agem. “Passei esta semana ao lado do Mercado da Encruzilhada e um motorista fechava a passagem dos carros, parando em fila dupla, nas barbas de um orientador que nem se mexia, não tinha como ele não ter visto”, conta a atendente Magalli Fernandes.
Os orientadores são contratados de forma terceirizada pela empresa Serttel e até maio deverão estar atuando em outros cinco grandes corredores da cidade: Rua Real da Torre, Estrada dos Remédios, Rua Cosme Viana, Avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho, na Zona Oeste. Com o apoio de engenheiros, supervisores, inspetores e motoristas serão 468 profissionais no serviço, que conta com um sistema informatizado de gestão operacional para controle das equipes.
Engenheiros de tráfego ficam responsáveis por manter contato com a Central de Operações de Tráfego da CTTU, para planejar ações que possam dar mais agilidade à circulação com o apoio dos orientadores. O contrato com a Serttel é de 12 meses, com equipes nas ruas das 6h às 21h. O custo total do investimento é de R$ 18,5 milhões.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário