Cresce o número de envolvidos em “teia” de ex-diretor da Petrobras

Adownload (2) cada semana, a lista de supostos envolvidos no esquema de desvio de recursos da Petrobras cresce e junto a ela a preocupação no meio político quanto à delação premiada do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa, que deve depor no Congresso na quarta-feira. Reportagem da revista IstoÉ apontou mais quatro políticos de peso citados no depoimento de Paulo Roberto à Justiça em troca da delação premiada. A matéria, publicada na noite de sexta-feira, citou os nomes do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros); do senador e candidato ao governo do Mato Grosso do Sul Delcídio do Amaral (PT); do senador e candidato a vice-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles (PP); e do líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha, candidato à reeleição no Rio de Janeiro. A publicação menciona ainda as doações de campanha que muitos políticos receberam de supostas empreiteiras que estariam citadas no mesmo depoimento.

O conteúdo das delações de Paulo Roberto Costa trouxe outros tipos de problemas a partidos da base aliada, segundo a revista Veja, que publicou ontem reportagem sobre a chantagem que teria sido feita contra o PT. Segundo a revista, o partido teria pago criminosos, em dólar, para evitar que o nome de integrantes da cúpula do partido não fosse envolvido no escândalo da Petrobras. De acordo com a reportagem, a legenda estaria sendo chantageada por criminosos que teriam documentos que ligariam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Gilberto Carvalho, coordenador da campanha de Dilma, com as denúncias na estatal petrolífera.

As denúncias aumentaram a revolta dos citados e a intenção da CPI da Petrobras em levar Paulo Roberto Costa para prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) ainda esta semana. Mas, o fato de Paulo Roberto comparecer à CPMI não significa que ele dirá ali tudo o que sabe. “Ele está convocado, o depoimento foi marcado, o STF já se manifestou. Portanto, não há empecilhos para que ele compareça. Deve vir. Não é que seja bom ou ruim, a CPI quer ouvi-lo. Vamos esperar e ver que atitude ele vai tomar”, comenta o senador Humberto Costa (PT-PE).

A atitude do ex-diretor da Petrobras, entretanto, pode ajudar nenhum dos citados até agora. A tendência de Paulo Roberto Costa é permanecer em silêncio, de forma a não comprometer a delação premiada. Como outros famosos que desfilaram em CPIs, Paulo Roberto não pretende entregar nada aos parlamentares e tem argumentos para isso. Ele dirá que tudo o que deveria dizer está nos depoimentos fornecidos à Polícia Federal, aos quais os parlamentares certamente terão acesso em breve.

Enquanto ele não esclarece a situação e os nomes não param de surgir, os citados tratam de se defender. “Não sei quem é nem nunca estive com Paulo Roberto Costa”, comentou Cid Gomes. “A reportagem é esdrúxula”, vociferou o senador Delcídio Amaral. O líder do PMDB, Eduardo Cunha, divulgou nota: “Além de mencionar a esmo o meu nome, as demais citações não apresentam qualquer fato e fazem ilação de doação eleitoral com o que equivocadamente julgam ser imoral”, diz o deputado.

Fonte: Estado de Minas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.