Debate presidencial em tom ameno e propositivo

POAo contrário dos dois últimos encontros, o terceiro debate entre os candidatos à Presidência da República, neste segundo turno, na noite deste domingo (19), na Rede Record, se deu em temperatura branda e baseado em propostas entre a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), e o senador Aécio Neves (PSDB). Uma mudança de postura certamente baseada na enxurrada de críticas que receberam após o debate da última quinta-feira, no SBT, quando adotaram tom muito agressivo um contra o outro. Apenas no final do primeiro bloco houve embate um pouco mais áspero entre os dois. Mas mesmo assim, dentro do debate político e em clima muito menos bélico do que nos encontros anteriores.

As questões administrativas permearam todo o encontro. Temas como a ampliação do Simples, a segurança pública, o desemprego e leis trabalhistas, o controle da inflação, combate à pobreza, saúde, educação e infraestrutura forma tratados sem confrontos mais áridos entre os dois.

No fim do primeiro bloco, quando Aécio trouxe para o debate a questão do Petrobras, os dois começaram a trocar rápidas farpas. E durante o restante do encontro se deu dessa forma, com pequenas alfinetadas de parte a parte.

“Cobrei uma posição da senhora em relação às denúncias da Petrobras. E quero fazer um elogio: a senhora ontem (sábado, 18) reconheceu que houve desvio. Um dos denunciados, o tesoureiro do PT, João Vaccari, tem cargo no Governo. Ele vai continuar?”, indagou o tucano, ainda no primeiro bloco.

Em sua resposta, a presidente Dilma lembrou que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra foi citado no episódio, e lembrou que que, no seu Governo, os casos são investigados. “Ao contrário dos governos do partido do senhor. Não foram investigados o caso da Pasta Rosa, da compra de votos para a reeleição, os corruptos dos trens e metrôs em São Paulo. Nada foi investigado”, disparou a petista. A Petrobras voltou ao debate no início do segundo bloco.

No mais, houve um festival de números de lado a lado. Bem como cada um dos candidatos não cansaram de dizer que o adversário estava desinformado”. Chamou atenção durante o debate as inserções de Aécio, nos intervalos comerciais, em que era colocada uma gravação na qual a presidente Dilma fazia elogios ao tucano, na época em que ele era governador do Minas, durante uma agenda administrativa.

Clima

Um fato curioso ocorreu durante o primeiro bloco. O embate envolvendo a inflação entre Aécio e Dilma provocou manifestações na plateia. Quando o tucano afirmou que a petista não pode falar de um governo dele pois ele “não governou o Pais ainda”, tucanos deram risada aprovando a afirmação. Dilma referia-se ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Depois, na sequência quando a petista afirmou que o PSDB está acostumado “a plantar inflação para colher juros” foi a vez de a plateia petista aprovasse a afirmação com manifestações verbais e algumas risadas. Ao final do encontro, quando os candidatos fizeram as suas considerações finais, os aliados tanto de Dilma, como de Aécio festejaram a conclusão dos seus candidatos.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.