Desfile do Galo da Madrugada vai misturar elementos da obra de Ariano Suassuna

1A pedra de um reino distante, cangaceiros, os sertanejos João Grilo e Xicó, Nossa Senhora e o Diabo. Esses são alguns dos elementos que irão decorar o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que neste ano presta homenagem a um dos maiores expoentes da cultura nordestina: Ariano Suassuna. Os detalhes do evento foram apresentados nesta quinta-feira, durante entrevista coletiva.

Escritor, dramaturgo, professor, poeta e romancista, Ariano empresta sua obra para o 37° desfile do Galo da Madrugada, intitulado de Frevo no Auto do Reino de Ariano. Para apresentar o tema ilustre escolhido pelo bloco e comemorar o aniversário de 37 anos do Galo, completados hoje, a entrevista coletiva foi realizada na casa de Ariano, no bairro do Poço da Panela.

Durante o encontro, a estratégia para animar aproximadamente os cerca de dois milhões de foliões é: misturar todos os elementos dos trabalhos de Ariano. Artistas pernambucanos como Ed Carlos, André Rio, Almir Rouche, Nena Queiroga, Gustavo Travassos e a banda Som da Terra, que farão shows no desfile do Galo, compuseram cerca de vinte faixas de Frevo, presentes em um CD especial do Galo e no repertório para o desfile, inspiradas na poesia, teatro e romance de Ariano.

Para Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, o grande número de artistas que compuseram canções inspiradas em Ariano reflete a faceta múltipla do artista. “A presença de artistas de diversos estilos nesta edição do Galo da Madrugada mostra como não há preconceitos na obra de Ariano. O trabalho dele é universal e, inclusive, os artistas de outros estados que venham a ser convidados para o Galo, não irão dissonar de nosso frevo”, contou

Além dos artistas pernambucanos já confirmados, outros artistas nacionais poderão compor o time de atrações do Galo. No entanto, até o momento, só os nomes já citados estão garantidos. Perguntado sobre como se sentia com a homenagem do Galo, Ariano se mostrou entusiasmado e bastante lisonjeado com o tema escolhido para o desfile.

“Para mim, assim como o Sport, o Galo agora é tudo. Eu amo morar no Recife, não trocaria por nenhuma outra cidade grande. O Recife é muito querido por mim e o Galo é um monumento do Recife. Por isso, eu fiquei muito feliz com a ideia da homenagem”, contou. Ao todo, cinco carros alegóricos, inspirados no lado circense de Ariano e nas obras Pedra do Reino, Mulher Vestida de Sol, Cavalhada e Auto da Compadecida, irão compor o desfile.

Para Ariano, que ainda não viu a decoração dos veículos, não haverá um carro alegórico mais especial que o outro. “Minha mãe dizia que os filhos dela tinham sorte para elogio, só não tinham jeito para dinheiro. Para mim, todos os carros, assim como minhas obras, serão especiais. Não haverá um preferido”, disse, enquanto distribuía gargalhadas.

O desfile do bloco do Galo da Madrugada acontece tradicionalmente no sábado de Carnaval, que neste ano cairá no dia 1 de março. Mais informações sobre o percurso e novidades do bloco podem ser encontradas no link.

Fonte: Folha-PE

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.