Detran-PE apreende 7.113 CNHs

poO motorista pernambucano insiste em desrespeitar as leis de trânsito. E paga um preço alto por isso. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), no primeiro semestre deste ano foram apreendidas pelo órgão 7.113 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), o que representa uma média de cerca de 1,1 mil apreensões por mês. Transitar em alta velocidade, dirigir sob efeito de álcool e avançar o sinal vermelho estão entre as faltas mais graves notificadas.

Ainda de acordo com o Detran, do início do ano até ontem, 754.227 multas haviam sido aplicadas. O montante arrecadado com o pagamento das penalidades é de aproximadamente R$ 110 milhões. Ontem, o Diário Oficial do estado publicou os nomes de 214 pessoas que tiveram o direito de conduzir veículos suspensos. Esses motoristas e motociclistas deverão, segundo a publicação, “obrigatoriamente entregar a CNH junto à Gerência de Habilitação de Condutores do Detran para dar início à suspensão da portaria”.As CNHs devem ser entregues num prazo máximo de 48 horas. Depois disso, o condutor será considerado ciente da sua penalidade e não poderá, no período da suspensão, assumir a direção de veículos automotores, sob pena de ser submetido a um processo administrativo de cassação do direito de dirigir.

Entre as penalidades aplicadas aos 214 condutores listados no Diário Oficial, os artigos 165 e 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são os mais frequentes. Quem foi multado no artigo 165, que diz respeito a dirigir sob a influência de álcool, perde o direito de dirigir por 12 meses.

Já o artigo 244 do CTB, que trata sobre a condução de motocicleta sem o uso do capacete, transporte de passageiro sem a proteção, fazer malabarismo na rua ou ainda dirigir com o farol apagado, determina que o infrator perca o direito de conduzir por 30 dias.

Dados do Detran apontam que no período entre janeiro a abril deste ano um total de 12.637 processos de suspensão de direitos de dirigir tramitaram no departamento. O órgão ressalta, no entanto, que o quantitativo inclui os processos ainda em andamento (que podem ou não resultar em suspensão) e os processos já concluídos.

Ainda entre as suspensões publicadas no Diário Oficial, há punições pelos artigo 218 (transitar em velocidade superior à máxima permitida), 175 (fazer manobra perigosa ou arrancada brusca em via pública), 210 (furar bloqueio policial), 176 (deixar o condutor de prestar socorro à vitima de acidente).

Bebida
No ranking das infrações mais registradas pelo Detran, a que se refere a dirigir alcoolizado ocupa a 19ª posição. Até ontem, 6.483 condutores haviam sido multados desde o início do ano. A não colocação dessa infração entre as mais frequentes pode ser justificada pela dificuldade da fiscalização. Para que o motorista seja identificado com teor de álcool acima do permitido ele precisa ser parado em uma blitz, o que não acontece nas demais aplicações, a exemplo de avanço de sinal e excesso de velocidade.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.