Dia Nacional do Trabalhador Rural

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

Neste domingo, 25 de maio, foi celebrado o Dia do Trabalhador Rural. As oportunidades de emprego dessa classe estão cada vez mais escassas e a mão de obra barata tem sido bem mais explorada. Até 1963, quando foi instituída o “Estatuto do Trabalhador Rural”, o trabalhador do campo não tinha nenhum direito assegurado.  Esse Estatuto foi revogado em junho de 1973, com a instituição de diversas normas para o trabalho rural, definindo, inclusive, os conceitos de empregado e de empregador.

Essas leis garantem ao trabalhador rural, os mesmos direitos do trabalhador da cidade, apenas com algumas diferenças, por conta das características específicas da atividade no campo. Por exemplo, é direito do trabalhador rural ter a carteira profissional assinada, ter jornada de, no máximo, oito horas de trabalho por dia, férias, décimo terceiro salário, dentre outros.

O trabalho rural é a atividade econômica que acontece em meio agrícola, pecuário, de reflorestamento ou corte de madeira e, é considerado trabalhador rural toda a pessoa que presta serviços no campo, regularmente a uma outra pessoa – o empregador – e recebe salário, por isso.

Mesmo com o amparo da lei, o trabalhador rural enfrenta inúmeras dificuldades para manter-se no campo, dignamente.

Parte desta situação é histórica. Para pesquisadores, o processo de colonização, pelo qual passamos, influenciou, em parte, a relação entre o homem da cidade e o homem do campo. A busca pela riqueza em nosso país, naquela época, fez crescer a exploração da mão de obra (indígena, num primeiro momento e, escravo de origem africana, num segundo período).

Há milhões de trabalhadores rurais que obtêm algum tipo de remuneração no campo, dos quais, pouco mais da metade são assalariados temporários. Geralmente, moram na cidade e trabalham no campo; sua jornada de trabalho é incerta e varia conforme o ciclo das safras e a necessidade de mão de obra. São os bóias-frias. Os outros trabalhadores são assalariados permanentes, trabalhadores rurais com local de trabalho fixo e, em geral, mais qualificados: tratoristas e capatazes, na agricultura, e vaqueiros e inseminadores, na pecuária.

Existem, também, outros trabalhadores rurais classificados como parceiros, que recebem remuneração em espécie – um percentual sobre a produção obtida.

Vale à pena esclarecer que o trabalho de crianças e de adolescentes é proibido para menores de 16 anos, em qualquer atividade, salvo na condição de aprendiz, que é quando o jovem trabalha de forma orientada, praticando o que ele estuda na escola.          No caso específico do trabalho rural, que normalmente exige força física, só é permitido a maiores de 18 anos. O trabalho infantil é enquadrado como uma das piores formas de trabalho.

Gonzaga Patriota é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-graduadoem Ciência Política e Mestreem Ciência Política e Políticas Públicas e Governo pela UNB – Universidade de Brasília, é Doutorandoem Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires – Argentina e Deputado desde 1982.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.