Diários de oficiais da 1a. Guerra Mundial são postados na internet

O Reino Unido recrutou um exército de aspirantes a historiador para publicar na internet a partir desta terça-feira mais de 1,5 milhão de páginas de diários e relatórios dos oficiais britânicos destacados no front durante a Primeira Guerra Mundial.

Cobrindo todo o conflito, de 1914 a 1918, esses relatórios descrevem em detalhes a guerra vivida por unidades do exército britânico. Ao virar uma página, o internauta também pode descobrir testemunhos sobre as condições e estados de espírito e o dia a dia desses homens em guerra.

“Eu nunca passei e nunca imaginei que poderia passar 48 horas tão horríveis e apavorantes como aquelas que acabei de passar”, relata o capitão James Patterson, nas trincheiras francesas, em 16 de setembro de 1914.

“Enxames de alemães alcançaram o cume, onde estão recolhidos. Nossos canhões atingem o grupo a 1.800 jardas (1.645 metros), visão de horror pelos binóculos. Vários corpos de alemães desmembrados”.

As páginas amareladas do diário de James Patterson fazem parte dos 2.000 arquivos publicados na internet nesta terça-feira pelos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha.

“Muitas pessoas acreditam que os diários de uma unidade militar se limitam a indicar o local, a data e as atividades dos soldados, mas há tantas histórias diferentes nesses relatórios”, explicou William Spencer, especialista em arquivos militares.

“Por meio da digitalização, podemos preservá-los para as gerações futuras, mas também torná-los disponíveis de uma forma diferente”, acrescentou.

Os Arquivos Nacionais convocaram todos os voluntários motivados para ajudar a peneirar esses documentos como parte da “Operação Diário de Guerra” (operationwardiary.org), lançada conjuntamente pelo Museu Imperial da Guerra em Londres e Zooniverse, um projeto cidadão.

O objetivo é listar todos os nomes, datas e lugares nomeados nos cadernos para criar índices e facilitar a investigação nesses documentos.

Morto 3 meses após o início da guerra O diário de James Patterson, cuidadosamente digitado, relata os movimentos do Primeiro Batalhão dos South Wales Borderers e acaba brutalmente em 25 de outubro de 1914 com a morte do capitão, morto três meses após o início da guerra.

Ele cita cenas “indescritíveis”: “Pobres coitados mortos estirados no chão em todas as direções”, escreve.

“Em todos os lugares encontramos a mesma pegada, dura, sombria e implacável da batalha e da guerra”, acrescenta algumas páginas depois.

Ele também descreve o terror de atirar à noite, “nós realmente podemos matar um dos nossos, e depois das lesões que eu vi, estou convencido de que alguns foram feridos desta maneira”.

Em seu diário ele também relata momentos mais leves entre os militares, como partidas de rúgbi e disputas de cabo-de-guerra, para ver qual equipe é a mais forte.

“Partida um tanto desarticulada que termina em um empate”.

Outras páginas do diário, que ainda devem ser postadas, contam as façanhas do reverendo Tron, que era o capelão de vários batalhões e que desafiou os alemães.

“Trabalhando com cidadãos que amam a história, nós descobrimos muitas referências ao reverendo Tron e a meio milhão de nomes citados nesses diários”, conta Luke Smith do Museu Imperial da Guerra.

“Vamos descobrir a história do front ocidental da Primeira Guerra Mundial com um nível de detalhes sem precedentes”, acrescentou.

Fonte: UOL

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.