Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE Na Sessão do dia 18/02/2014.

20120215164342_20120215_036LP_DA[1]Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

 CHUVA TRAZ ALEGRIA E ESTRAGOS PARA O SERTÃO PERNAMBUCANO

O Sertão pernambucano tem previsão positiva para o período de chuvas que atinge a macrorregião no início do ano. Indícios para confirmar a estimativa foram vistos essa semana em cidades como Ouricuri e Trindade, onde nos últimos três dias chegou a chover em um dia o esperado para um mês. Apesar da água ter alegrado a população sertaneja, os ventos chegaram a provocar sérios estragos. Em Afogados da Ingazeira, casas tiveram seus telhados arrancados e as ruas ficaram alagadas.

A incidência de chuvas no Sertão teve início no sábado (15/02), intensificando no domingo e segunda-feira. Santa Cruz, Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Parnamirim, Araripina, Exu, Araripina e Belém do São Francisco registraram precipitação. Segundo a Cordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), os municípios de Ouricuri e Trindade tiveram 100 milímetros de água entre domingo e segunda-feira. Afogados da Ingazeira teve 66 milímetros.

Em Afogados da Ingazeira, os estragos ficaram bastante visíveis com 30 minutos de chuva na tarde da última segunda-feira. O vento pôs abaixo uma casa, o muro do Estádio Municipal Vieirão, arrancou placas de lojas, telhados e árvores. O IFPE da cidade teve 50% da cobertura afetada pela chuva. Ruas ficaram alagadas e carros foram arrastados pela correnteza. Moradores relataram que a rede elétrica produziu descargas com fogo, mas não há informações de feridos.

Na Rua Augusto Cerquinha, uma obra da prefeitura de Afogados prejudicou a drenagem pluvial. A água invadiu algumas casas, já que bueiros e córregos não suportaram a intensidade da chuva. Árvores caíram sobre a fiação e o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para evitar acidentes. Os afogadenses chegaram a ficar sem energia durante alguns minutos. A queda de energia durou duas horas nos municípios de Itapetim, Tabira, São José do Egito, Brejinho, Santa Terezinha e Tuparetama.

Em Trindade, Senhor Presidente, a chuva alagou um posto de gasolina, onde os moradores precisaram atravessar um cano na BR-316 para escoar a água. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou na ação.

Há algumas explicações para esse temporal. A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) creditou as chuvas à vinda de zona de umidade do centro do País para Pernambuco. O escoamento de ventos trouxe as nuvens com chuva e, nos próximos dias, haverá monitoramento para entender o fenômeno.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-PE) considera normal a ocorrência das chuvas entre dezembro e abril no Sertão. “Se não chover nesse período, fica mais difícil chover depois. O problema é quando as chuvas de um mês acontecem em um dia, porque prejudica a previsão”, disse o comunicado do Inmet.

Em janeiro, o Inmet classificou que o índice de precipitação foi deficitário e com as recentes chuvas, fevereiro subiu na avaliação. O ideal é que nos municípios sertanejos continue chovendo durante um período de 14 dias, para abastecer os reservatórios da agricultura. A previsão do tempo para esta terça-feira na região é de 18 a 34 graus, com umidade entre 40% e 95% do começo ao fim do dia.

Deputado GONZAGA PATRIOTA

Membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.