Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE na Sessão do dia 22/04/2014

11Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados.

 

         Lamentamos registrar desta tribuna, o falecimento sexta feira da paixão, último dia 18 de abril, na cidade de Salgueiro, de José Francisco da Silva, o amigo, irmão e inesquecível, ZÉ NOVAES, ou Zé Novato ou ainda Zé Novaes da Estação do Trem. ZÉ NOVAES nasceu no dia 29 de junho de 1940, na cidade União dos Palmares, terra de Zumbi ou em São José da Lage, Alagoas, chegou a Salgueiro no ano de 1962, juntamente com a inauguração da Rede Ferroviária. Ferroviário dedicou sua vida inteira ao trabalho da velha RFFS/A, aonde veio a aposentar-se. Mas não parou de trabalhar! Com o seu espírito empreendedor abriu uma empresa gráfica e passou a exercer esta nova atividade econômica juntamente com sua família até seus últimos dias.

         Como ferroviário, meu primeiro emprego, cheguei em Salgueiro em 1966, tendo sido recebido por ZÉ NOVAES e outros amigos, ferroviários, a exemplo do Chefe da Estação, seu Fernando Alencar, João Vicente de Carvalho, Guedes o Guedelha, Jorge de dona Izabel, Euclides, Geraldo Bezerra, o velho Berto, sogro de Novaes dentre outros.

         ZÉ NOVAES não era apenas um colega ferroviário ou meu compadre, sou padrinho do seu filho Daniel, era um irmão, um verdadeiro amigo em todas as horas. Nas horas do trabalho, do futebol – ele jogava muito ruim, mas, era bom no “cerca por lá”, quando, à noite, depois dos compromissos ferroviários, dávamos atenção à clientela da RFFS/A.

                  “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Essa memorável frase de Euclides da Cunha, no começo do livro “Os Sertões” é o retrato fiel de ZÉ NOVAES. Uma de suas maiores paixões foi, sem dúvida, seu trabalho na Rede Ferroviária Federal. Foi na RFFS/A que ZÉ NOVAES conheceu várias cidades de Pernambuco, as diferentes realidades do estado. Foi em Salgueiro que ficou conhecido como ZÉ NOVAES, derivação do apelido de Zé Novato, como era chamado pelos companheiros ferroviários, por ser novato na RFFS/A e em Salgueiro.

ZÉ NOVAES casou-se ainda jovem, em Salgueiro e teve dois filhos, Daniel, o meu afilhado e Denise, que os acompanharam até os seus últimos dias de vida.

         ZÉ NOVAES que tinha dentro de si, os trilhos da RFFS/S, acompanhou com tristeza o desmanche da malha ferroviária nordestina, mas nunca deixou de alertar para a importância do retorno dessa ferrovia, que está ocorrendo agora, através do Projeto de Lei de minha autoria, nº 1.125/1988, transformado na Lei nº 9060, de 1995,      ZÉ NOVAES ficou muito contente e feliz quando viu sair do papel a Ferrovia Transnordestina, ele fazia questão de acompanhar de perto as obras dessa ferrovia, parecia mais um fiscal extraoficial dessas obras.  ZÉ NOVAES em todas as oportunidades que tinha (audiências públicas, documentários, relatos, etc.) relembrava seus tempos de ferroviário e cobrava do poder público, soluções para isso.

Mas ZÉ NOVAES, inquieto como era, não ficou apenas nisso. Foi empreendedor, abrindo uma gráfica, administrada hoje pelos seus filhos. Abriu ainda uma gráfica em Cabrobó. Era muito bem quisto por seus funcionários, que sempre contavam com o seu apoio, quando precisavam.

ZÉ NOVAES foi um homem de grande valor, que buscava sempre respeitar os outros, tratar todos da melhor maneira possível e sempre disposto a ajudar quem dele necessitasse. Tanto que era considerado um pai para muitos, irmão para outros tantos e um grande avô para muitos outros. Fazia muita questão de contar seus causos, não para se vangloriar, mas para ensinar que a vida pode ser difícil, mas que tudo se consegue com força, determinação e com muito respeito ao próximo. Afinal, ZÉ NOVAES era nordestino, era, antes de tudo, um forte. Se enquadrando perfeitamente na frase de Euclides da Cunha “O sertanejo, antes de tudo, um forte!”

         ZÉ NOVAES ao longo da sua vida fez muitos amigos e construiu uma excelente relação com o povo salgueirense. A sua contribuição ao desenvolvimento de Salgueiro é inquestionável. Chegou junto com o progresso trazido pela ferrovia e, após aposentar-se, continuou a sua contribuição no ramo gráfico.

         A sua paixão por Salgueiro era por demais conhecida. Em suas conversas afirmava sempre que se considerava Salgueirense e que não pretendia mais se mudar de Salgueiro, cidade onde constituiu família, deixando dois filhos e quatro netos.

         Desta forma, Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, quero homenagear não apenas o compadre, o amigo, o colega ferroviário, o cidadão ZÉ NOVAES! Quero homenagear um dos homens mais simples da nossa querida terra, Salgueiro, que ajudou a contribuir com o seu desenvolvimento através do seu honesto e dinâmico trabalho, o seu espírito empreendedor e acima de tudo com o seu exemplo de cidadão de bem que deixou para os seus filhos e netos e para toda a juventude salgueirense.

ZÉ NOVAES foi um exemplo que deve ser seguindo. Aqui na terra e, a partir de agora, lá no céu, continuará orgulhando todos nós, com toda sua vida de dedicação ao povo salgueirense, de forma exemplar. Meu compadre ZÉ NOVAES, você estará sempre no coração de todos nós.

         Obrigado por tudo, ZÉ NOVAES! Que descanse em paz! Seu compadre e amigo.

 

Deputado GONZAGA PATRIOTA

Membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atividades
Gonzaga Patriota intensifica agenda no recesso parlamentar para agradecer votos e escutar demandas

De vento em popa: o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou a colocar os pés na estrada. O parlamentar está aproveitando o recesso para agradecer os votos recebidos nas últimas eleições. Neste quinta-feira (20), passou por Santa Maria da Boa Vista; Itacuruba; Floresta; Belém do São Francisco e Petrolina. Em Santa Maria da Boa Vista, Patriota se reuniu com os ex-prefeitos Rogério Júnior e Eliane Costa e com o atual Humberto Mendes. Na ocasião, se colocou à disposição para continuar ajudando o município com suas emendas. Em seguida, Gonzaga Patriota, juntamente com o deputado estadual Rodrigo Novaes, recebeu o título de cidadão de Itacuruba. O objetivo foi reconhecer os relevantes serviços prestados por Patriota ao município e pela sua atuação exemplar na vida pública. Dando continuidade aos compromissos, o socialista passou por Floresta e, ao lado de Sandro de Pocinhos, agradeceu os votos recebidos nessa localidade. Após, seguiu para Belém do São Francisco onde participou de uma reunião com os vereadores Joselito Nogueira e Dorgival do Riacho Pequeno; o líder político Dr. Luiz Henrique, médico de Salgueiro do Hospital Pronto Socorro São Francisco, vários empresários e gerentes dos bancos instalados na cidade. O intuito do encontro foi solicitar o empenho do deputado para conseguir a pavimentação da PE que liga Belém do São Francisco ao Trevo do Ibó, ao todo são 40 km de estrada. O socialista informou que vai trabalhar para atender essa demanda e tentar conseguir uma emenda de bancada. Nesse trecho se encontra a Agrodan, a maior exportadora de mangas do Brasil e a segunda maior do mundo. Encerrando as atividades do dia, Patriota participou da confraternização da Gerência Regional de Educação (GRE). A festa aconteceu no Restaurante da orla de Petrolina e serviu para reunir todos os gestores e professores das escolas do Submédio do São Francisco, sob gerência da professora Anete Ferraz. Neste ato, Patriota registrou que Pernambuco é o Estado com a maior educação do país.

Atividades
Gonzaga Patriota será o entrevistado do Programa Palavra Aberta

Na próxima segunda-feira (17), o deputado federal Gonzaga Patriota estará participando do programa Palavra Aberta, na TV Câmara, às 07h30. Na ocasião, o parlamentar irá relembrar os 30 anos da Constituição Brasileira. Palavra Aberta O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara. segunda a sexta, às 7h30 e às 8h. Reprises: segunda a domingo, às 13h30 e segunda a sexta 21h.

Atividades
Gonzaga Patriota recebe maior honraria da Marinha do Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também o Dia do Marinheiro. As medalhas foram destinadas a congratular aqueles que, de alguma maneira, tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. A comenda foi criada em 1957. Além de Gonzaga Patriota, outras personalidades civis e militares, além de instituições, foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.