Eduardo Campos: “A crise do setor energético e da Petrobras é grave e precisa ser avaliada com muito cuidado”

1“O Brasil precisa urgente definir seu plano nacional de energia para os próximos 10 anos. Vivemos uma grave crise neste momento, na qual o governo está premido a levantar R$ 62 bilhões para tapar os buracos do setor elétrico e, ainda, o da Petrobras”. O alerta foi feito pelo presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na abertura do 3º Seminário Regional Programático que a aliança PSB-REDE-PPS realiza neste sábado (22) em Salvador, na Bahia, para debater seu programa de governo com a região Nordeste.

Campos ressaltou que, enquanto não resolvemos isso, a China, país mais poluidor do planeta, se movimenta no sentido sustentável e investe pesado em energia solar. “Foram U$ 62 bilhões somente em 2013 – coincidentemente o mesmo número que o Brasil precisa, embora de dólares”, comparou.
O líder socialista também declarou extrema preocupação com a situação da Petrobras, maior empresa pública do país que, apontou, enfrenta atualmente uma série de desacertos na condução de um setor tão estratégico como o do petróleo. “Desacertos que levaram a Petrobras, em apenas três anos, a valer a metade do que valia em 2010 e a estar devendo quatro vezes mais do que na época em que assumiu a Presidente Dilma”, apontou. “Desacertos que também se estenderam para a administração dos preços dos combustíveis e levaram o setor de etanol, um avanço e diferencial do Brasil, a viver o momento mais difícil de sua história: só em São Paulo foram fechadas 42 usinas de álcool na última safra”.
Para Eduardo Campos, a situação é grave e precisa ser avaliada com muito cuidado. “Às vezes penso se isso tudo não é parte de um jogo para desvalorizar a Petrobras e então vende-la. Não podemos aceitar isso, não podemos confundir a história da empresa com esses episódios que precisam ser esclarecidos”, defendeu. “Nossa preocupação é a da defesa republicana desse patrimônio, que tem enorme importância para o país”.
Junto com a ex-senadora e fundadora da REDE, Marina Silva, e o presidente nacional do PPS, Deputado Federal Roberto Freire, Campos falou para os mais de 1 mil participantes presentes à Arena Fonte Nova, entre lideranças políticas, militantes e especialistas das três siglas. Dentre elas a anfitriã do Seminário, senadora Lídice da Mata, que preside o diretório do PSB na Bahia e é a candidata do partido ao governo do estado.
O evento reuniu presidentes estaduais do PSB e PPS e representantes da REDE em vários estados, especialmente da região Nordeste. Participaram ainda, como destacou o primeiro secretário Nacional do PSB e presidente da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira, sete candidatos a governador pelo partido – além da Bahia, também dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Amazônia.
O ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra, candidato do PSB ao Senado por Pernambuco, também marcou presença, junto com o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB-RS). Representantes dos movimentos sociais do PSB – Negritude, Juventude, Sindical, Popular, LGBT e Mulheres – engrossaram a militância no Seminário de Salvador.
Dia Mundial da Água – Como nos demais Seminários Regionais Programáticos – o 1º foi realizado em Porto Alegre (RS), em 22 de fevereiro, e o 2º no Rio de Janeiro (RJ), em 15 de março – o ato político da abertura foi acompanhado de apresentações culturais. Nesta edição de Salvador, duas revelações da música baiana foram escolhidas para inspirar os convidados – a cantora Ana Mametto, que interpretou o Hino Nacional à capela, e o grupo vocal Banda de Boca, que apresentou uma versão, também à capela, da música Planeta Água, de Guilherme Arantes. Foi a homenagem da aliança ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
“A Bahia, que tem 69% de seu território localizado na região do Semiárido, conhece de perto o que é a seca permanente e o valor da água para seu povo sofrido, por isso se orgulha de acolher a todos nesta data tão simbólica para os nordestinos”, acentuou a senadora Lídice da Mata. “E estando na Fonte Nova, de onde visualizamos o também simbólico Dique do Tororó, único manancial natural da cidade de Salvador, é como se estivéssemos abraçando Eduardo e Marina em seu caminho pela preservação dos nossos recursos naturais”.
Ao todo, serão realizados cinco Seminários Regionais Programáticos, organizados pela Fundação João Mangabeira para abranger todas as regiões do país. Os próximos serão em Manaus (AM), que debaterá o programa de governo da aliança com a região Norte, e em Brasília (DF), para colher as sugestões do Centro-Oeste.
Após a abertura, em Salvador, Eduardo, Marina e Freire participaram de entrevista coletiva à imprensa, enquanto as lideranças e militantes formaram os seis grupos de discussão para o debate das Diretrizes do Programa de Governo da aliança PSB-REDE-PPS:
1 – Estado e a democracia de alta intensidade;
2 – Economia para o desenvolvimento Sustentável;
3 – Educação, Cultura e Inovação;
4 – Políticas Sociais e qualidade de vida;
5 – Novo Urbanismo e o Pacto pela vida e,
6 – Questão Regional (Nordeste)
Assessoria de Imprensa do PSB Nacional
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.