Eduardo Campos faz profissão de fé oposicionista

20140206040757_cv_PROGRAMADEGOVERNOpn5036_gdeAté por uma questão de geração, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, hoje com 48 anos, tinha aspirações legítimas para depois dos dois mandatos de Lula, de quem foi ministro de Ciência e Tecnologia. Com a administração bem avaliada, Campos, presidente nacional do PSB, passou a ser ameaça latente aos planos do PT em Brasília. Até que, nas eleições municipais de 2012, se ele guardava alguma dúvida com relação a 2014, deixou de tê-las diante da intervenção com mão pesada dos paulistas do PT no pleito do Recife, onde socialistas e petistas eram aliados. Mas Geraldo Júlio, candidato do governador, venceu o petista Humberto Costa, e no primeiro turno.

O jeitoso Lula ainda tentou conversar para conter Eduardo Campos. Não conseguiu. Já virtualmente candidato à sucessão de Dilma Rousseff, o governador recebeu a ajuda da adesão de Marina Silva e sua Rede, e na terça-feira os dois lançaram, em documento de 72 páginas, diretrizes para a formulação do programa de governo da coligação PSB-Rede-PPS. O discurso do pré-candidato foi de clara oposição: “(…) O Brasil parou. Tem uma dinâmica econômica que não funciona. Não há política econômica que se sustente como esta.”

Começa, então, a se configurar um cenário negativo para a favorita Dilma Rousseff, com o fato de haver uma chapa oposicionista dentro do próprio campo político dominado pelo PT. Algo diferente do que aconteceu em 2010, quando a já dissidente Marina arrebanhou no primeiro turno surpreendentes 20 milhões de votos. O ardor oposicionista da ex-petista Marina Silva, no entanto, não foi suficiente para levá-la a apoiar no turno final o oposicionista tucano José Serra contra a candidata de seu antigo partido, Dilma. Com quem se desentendera quando era ministra do Meio Ambiente de Lula, e a atual presidente, chefe da Casa Civil, gerente plenipotenciária do governo.

Se houver segundo turno este ano e Eduardo Campos ficar de fora, seu comportamento deverá ser diferente. Especula-se até que já haveria acordo neste sentido entre ele e o tucano Aécio Neves. Quem for para a disputa final receberia o apoio do outro. Para projetar mais nuvens na rota programada pelo PT, Campos é um candidato com credenciais para ser bem votado no Nordeste, região pródiga para petistas. Como Aécio é favorito em Minas e espera contar com apoio do governo tucano de Geraldo Alckmin em São Paulo, aumentam as chances teóricas do segundo turno.

Mas ainda há muitas léguas à frente do pré-candidato socialista. Resistências de Marina a alianças regionais com o PSDB inspiram análises maldosas de que a fundadora da Rede está mais interessada em fortalecer seu partido do que no futuro de Campos. A resistência da Rede ao agronegócio, sem o qual as contas externas brasileiras já teriam explodido e, com elas, o câmbio, também é um ponto sensível a ser administrado pelo futuro candidato socialista. Nada parece fácil, a esta altura, para todos os aspirantes ao Planalto. Inclusive para quem deseja continuar nele, a favorita.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.