Eduardo cobra em rede social explicações de Dilma sobre caso Pasadena

21Mesmo cumprindo viagem em três municípios no Sertão do São Francisco, o governador Eduardo Campos (PSB) deu uma pausa na agenda, ontem, para escrever em seu perfil do Facebook e cobrar explicações à presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a compra da refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras. No texto, ele diz que “o Brasil está perplexo” com “a negociação que teria lesado a maior empresa brasileira e patrimônio do país em mais de um bilhão de dólares”. “São muitas explicações que precisam ser dadas”, alfinetou o governador, um dia depois de a presidente admitir que apoiou, ainda em 2006, a compra das ações da refinaria americana, apesar de haver documentos “técnico e juridicamente falhos” aprovados pelo Conselho da estatal.

Na época da compra da refinaria, além de Dilma ser a ministra da Casa Civil, o presidente era Luiz Inácio Lula da Silva, o qual Eduardo não citou nominalmente. “Que tipo de gestão aprova um negócio assim sem analisar exaustivamente as informações disponíveis? Isso é exemplo de cuidado com os interesses da empresa e de seus acionistas, muitos deles trabalhadores que aplicaram lá seu suado FGTS? Isso é exemplo de zelo pelos interesses do Brasil e da população?”, indagou.

Segundo Eduardo Campos, a Petrobras passa por uma de suas maiores crises por conta de atitudes como essa. “Não é à toa que a Petrobras vive, hoje, a maior crise desde sua fundação. Perdeu metade do seu valor nos últimos três anos. Ela é uma empresa que já foi muito maior do que é hoje e que pode voltar a crescer a partir do momento que passe a ser bem administrada”, escreveu.

Eduardo Campos acrescentou que o Conselho da Petrobras não pode ignorar o parecer dos técnicos ao fazer operações que envolvem bilhões do dinheiro público. O governador falou no Facebook sobre o assunto em intervalo durante visita aos municípios de Petrolândia, Floresta e Serra Talhada, onde inaugurou obras de infraestrutura.

Ainda durante a viagem, Eduardo Campos poupou o ex-presidente Lula de outras críticas, um dia depois de o petista conversar com empresários no Paraná e se dizer preocupado com a possibilidade de o quadro de 1989 se repetir na eleição deste ano, com a vitória de um desconhecido que se apresentasse bem. O discurso de Lula foi interpretado como uma comparação entre o governador pernambucano e Collor, o que o socialista negou.

“O presidente Lula não fez isso. Hoje está desmentido na imprensa nacional. O presidente Lula disse, abre aspas: ‘Eduardo é um dos nossos. Ele é um dos nossos. Ele é nosso amigo e nós precisamos respeitá-lo’, fecha aspas”, declarou o governador, em entrevista a um blog de Petrolândia.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.