Em ano de eleição, renda fixa com taxa pré-fixada pode variar

00Investir em títulos públicos com taxas pré-fixadas parece ser um bom negócio. As Letras do Tesouro Nacional (LTN), com vencimento para 2018 e que tem liquidez semanal para quem não quiser esperar até o final do prazo, paga hoje uma taxa de 11,68% ao ano, num cenário de inflação perto dos 6% e de manutenção da Selic em 11%. Travando numa taxa maior, além de proteger o dinheiro, o investidor consegue uma boa rentabilidade em cima da inflação e até um prêmio sobre os juros básicos. A questão é que o País está às vésperas da eleição presidencial e as incertezas políticas podem deixar a rentabilidade da taxa pré-fixada mais imprevisível que a de uma aplicação pós-fixada, atrelada aos índices de juros.

“Em momento de transição de política econômica e de governo, a atitude mais ponderada é atrelar o investimento a títulos pós-fixados, Selic ou CDI. Mesmo assim, querendo comprar pré-fixado, o aplicador deveria ter um percentual não muito grande na carteira, justamente pelo riscos”, avalia o gerente de mesa da Finacap DTVM, Leandro Lima.

Ele defende que apostar em taxa pré é um bom negócio até o final do ano, pois a previsão para o ano de 2015 é de maior esforço fiscal por parte do governo. “Ganhando Dilma ou Aécio, o esforço fiscal terá de ser mais forte. Pode continuar a necessidade de subir a taxa de juros para trazer inflação para o centro da meta. Aumentando juros, a pessoa com um título pré-fixado perde dinheiro”, comentou.

Outro risco vem de fora. O banco central americano, o Fed, deu indicativos que vai aumentar os juros da economia nos EUA já em 2015. “Se os juros sobem por lá, o Brasil terá de subir também, pois do contrário há fuga de dólares.” Para ele, taxa pré é boa para o curto prazo, até o final do ano, pois não deverá haver mudanças na política de juros do País até dezembro.

O gestor de fundos de investimentos da CRPC, Luiz Fernando Araújo, também defende uma diversificação na carteira. “Uma taxa fechada a 11,5% é interessante. A economia passou a desacelerar e a tendência da inflação é ceder e os juros voltarem a patamares de 8%. Travando a 11% a pessoa ganha um prêmio interessante”, comenta. O risco, no entanto, é isso não acontecer. “O risco é a inflação voltar a subir e o BC aumentar ainda mais os juros. O ideal é ter carteira diversificada. Essa é a forma correta de investir”, disse. “O ideal é ter carteira parte pós-fixada e parte em pré-fixado no médio prazo, com títulos de longo prazo atrelados à inflação.”

Ele destaca que uma opção que vem crescendo no mercado são as Letras de Crédito Agrícola e Imobiliárias (LACs e LCIs). “Essas letras dão prêmios de CDI, que também está dando 11%. Como não tem Imposto de Renda, no final a rentabilidade é maior que a LTN. Mas se os juros caírem, o investidor também pode perder”, comentou.

Para comprar títulos públicos o investidor pode acessar o canal do Tesouro Direto. Para isso, precisa ter cadastro numa instituição financeira. Os bancos, no entanto, podem cobrar taxas de interemediação mais altas para desestimular o cliente. O Tesouro Direto é encarado como um concorrente. Uma saída é procurar corretoras ou distribuidoras de valores, que têm maior concorrência entre si. O site do Tesouro Direto tem lista dessas empresas.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.